O Autismo e o Processo de Inclusão na Perspectiva Escolar:Análise de Caso na Escola Professora Ondina Maria Dias, em Tijucas/Santa Catarina.

DSpace Repository

A- A A+

O Autismo e o Processo de Inclusão na Perspectiva Escolar:Análise de Caso na Escola Professora Ondina Maria Dias, em Tijucas/Santa Catarina.

Show full item record

Title: O Autismo e o Processo de Inclusão na Perspectiva Escolar:Análise de Caso na Escola Professora Ondina Maria Dias, em Tijucas/Santa Catarina.
Author: Alves, Didier Elena
Abstract: As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam alterações na comunicação, interação social e comportamento. Neste sentido existem vários desafios para sua inclusão em diferentes espaços, tais como a família e a escola. Partindo deste contexto esta pesquisa observa o modo como um aluno com TEA está inserido no ambiente de uma unidade escolar da rede municipal de Tijucas-SC, visto que se compreende a escola como espaço de cooperação e respeito às diferenças. A metodologia aplicada foi a observação participante da professora auxiliar e entrevista semiestruturada com a professora regente de turma. A análise centrou-se em três eixos: a relação do aluno com as professoras, a relação do aluno com os/as colegas e a observação deste aluno nos diferentes espaços da escola. Deste modo, a interpretação das duas profissionais trouxe a possibilidade de ampliar os olhares sobre a realidade vivenciada pelo aluno com TEA no espaço escolar.Children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) present changes in communication, social interaction and behavior. In this sense there are several challenges for their inclusion in different spaces, such as the family and the school. From this context, this research observes how a student with TEA is inserted in the environment of a school unit of the municipal network of Tijucas-SC, since the school is understood as a space for cooperation and respect for differences. The applied methodology was the participant observation of the auxiliary teacher and semi-structured interview with the class teacher. The analysis focused on three axes: the student's relationship with the teachers, the student's relationship with the students and the observation of this student in the different spaces of the school. Thus, the interpretation of the two professionals brought the possibility of broadening the perspective on the reality experienced by the student with ASD in the school space.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas- Especialização em Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173085
Date: 2016-12-10


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC... Biblioteca da UFSC. .pdf 686.1Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar