Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar

DSpace Repository

A- A A+

Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar

Show full item record

Title: Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar
Author: Kaster, Rosemeri Hoffmann
Abstract: A escola é uma instituição social na qual acontecem diversas relações de gênero e, com isso, podemos compreender esse espaço como um lugar onde diferentes sujeitos constroem-se em convívios distintos e práticas sociais. O objetivo desta pesquisa é analisar livros da Literatura Infantil que contextualizem diversas relações entre masculino e feminino, visando à desconstrução da visão naturalista que se tem de gênero e sexualidade. Para viabilizar a pesquisa foram analisados, como corpus¸ quatro livros infantis: Meu amigo Jim de Kitty Crowther (20070; Olívia tem dois papais, de Márcia Leite (2010). Menina não entra de Telma Guimarães Andrade, 2006 e Feminina de menina, masculino de menino, de Márcia Leite (2011). Nessas obras, foi possível identificar como as questões de gênero e sexualidade são apresentadas através dos personagens e enredos. As análises, de caráter qualitativo, demonstram de que maneira as questões de gênero e sexualidade no espaço escolar presentes nos livros infantis são importantes produtores de saberes, além de relevante maneira de comunicar e formar indivíduos na sociedade. As obras analisadas reproduzem a separação entre homem e mulher, disponibilizando uma hierarquia sócio histórica entre ambos, o que se constitui também como reflexo do convívio familiar e social. Diante disso, defendemos a importância da Literatura Infantil como maneira de mobilizar novas reflexões sobre a diversidade de gênero e sexualidade no espaço escolar.School is a social institution which holds several gender relations and, therefore, we can understand this space as a place where different individuals are formed in different gatherings and social practices. This research aims to analyze books of Children's Literature that contextualize various relationships between male and female, in order to deconstruct the naturalistic view that people often have about gender and sexuality. To enable this research, four children's books were analyzed as a corpus; they were: Meu amigo Jim by Kitty Crowther (2007); Olívia tem dois papais by Márcia Leite (2010); Menina não entra by Telma Guimarães Andrade (2006) and Feminina de menina, masculino de menino, by Márcia Leite (2011). In these works, it was possible to identify how gender and sexuality issues are presented through the characters and storylines. The qualitative analyses show how gender and sexuality issues at the school environment, present in children's books, are important producers of knowledge, and a relevant way to communicate and develop individuals into society. The books analyzed reproduce the segregation between men and women, providing a historical and social hierarchy between them, which is also a reflection of the social and family life. Therefore, we advocate the importance of children's literature as a way to encourage mobilize reflection on gender and sexual diversity at school.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173083
Date: 2016-12-10


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Pos_GDE.pdf 785.4Kb PDF View/Open TCC_Pos_GDE

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar