A revisão de textos no desenvolvimento da escrita

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A revisão de textos no desenvolvimento da escrita

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Título: A revisão de textos no desenvolvimento da escrita
Autor: Couto, Josiane Cristina
Resumo: A presente pesquisa traz a revisão de textos como etapa fundamental para o desenvolvimento da escrita do aluno, a partir da experiência da produção de um jornal escolar (JE). Para tanto, discorreu sobre produção textual, práticas de revisão de textos e jornal escolar, fundamentando-se na Análise Crítica dos Gêneros (BONINI, 2013). Desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Palhoça/SC, a pesquisa apresentou como objetivo geral descrever interpretativamente o desenvolvimento da revisão de textos como prática social na atuação crítica dos alunos durante a produção de um jornal escolar e buscou responder a seguinte questão: como, na atuação crítica dos alunos, através do jornal escolar, a revisão textual pode ser desenvolvida como prática social? Em relação à metodologia, o estudo fundamentou-se como pesquisa participante (DEMO, 2008), considerando o envolvimento dos alunos participantes, da professora/pesquisadora e da comunidade escolar com o objeto de pesquisa. Os dados foram gerados a partir da produção, revisão e reescrita de textos (notícias, reportagens, entrevistas) para o jornal escolar, das observações e anotações no diário de campo e das entrevistas realizadas no decorrer do processo. Para responder à questão de pesquisa e alcançar os objetivos estabelecidos, o estudo foi estruturado, sob uma perspectiva crítica (BONINI, 2011, 2013, 2014), a partir da concepção de linguagem como interação (GERALDI, 2002a), do entendimento de escrita como trabalho (MENEGASSI, 2013), das contribuições de Serafini (1998), Ruiz (2013) e Menegassi (2001, 2013) acerca da revisão como etapa da produção textual e, ainda, das ideias de Freinet (1974), Bonini (2011, 2013, 2014) e Faria e Zanchetta Jr. (2012) sobre jornal escolar. Entendemos que a proposta de um lugar de circulação para os textos foi relevante para que os alunos produzissem seus textos e se dispusessem a revisá-los e reescrevê-los, preparando-os à publicação no JE. A ideia de um interlocutor real favoreceu o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades, levando-os a refletir sobre seus próprios textos e sobre o impacto desses nos leitores do jornal escolar.<br>Abstract : This research brings a text revision as a fundamental stage for the development of a student writing from the experience of producing a school newspaper. Therefore, basing itself in the Critical Genre Analysis (BONINI, 2013), it talked about text production, text revision practices and school. The research was developed in a municipal school of Palhoça/SC, and its main goal was to describe interpretatively the development of text revision as a social practice in a critical accomplishment of students during a school newspaper production. Additionally, it sought to answer the following question: how the textual review can be developed as a social practice in the critical achievement of students, through the school newspaper? In relation to the methodology, the study based itself as participant research (DEMO, 2008). It considers the involvement of the participant students, the teacher/researcher and the school community with the research object. The data were generated from text production, revision and rewrite (news, reports, interviews) for the school newspaper, from remarks and notes in field diary and interviews alongside the process. To answer the research question and achieve the established objectives, the study was structured under a critical perspective (BONINI, 2011, 2013, 2014), from the conception of language as interaction (GERALDI, 2002a), from the understanding of writing as work (MENEGASSI, 2013) and from the contributions of Serafini (1998), Ruiz (2013) and Menegassi (2001, 2013) concerning the revision as a phase of textual production and the influences of Freinet (1974), Bonini (2011, 2013, 2014), Faria and Zanchetta Jr. (2012) ideas about the school newspaper. We considered that the proposal of a circulation place for the texts was relevant in order to allow the students to produce, review and rewrite their texts to prepare them for publication in the school newspaper. The idea of a real interlocutor helped the involvement and the participation of students in activities; it motivated them to reflect about their own texts and about the impact of them on the school newspaper readers.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172268
Data: 2016


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