Desenvolvimento de protótipos de módulos fotovoltaicos integrados em revestimento cerâmico para aplicação em fachadas ventiladas.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de protótipos de módulos fotovoltaicos integrados em revestimento cerâmico para aplicação em fachadas ventiladas.

Mostrar registro completo

Título: Desenvolvimento de protótipos de módulos fotovoltaicos integrados em revestimento cerâmico para aplicação em fachadas ventiladas.
Autor: Rosso, André Possamai
Resumo: A energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma das soluções viáveis e competitivas quando se trata do uso de energias renováveis. A geração distribuída com sistemas fotovoltaicos tem características peculiares que permitem uma integração harmoniosa às edificações. Atualmente há regulamentação e normativas específicas para esta aplicação tornando o setor atrativo à investimentos. Em um sistema fotovoltaico, o módulo é um dos principais equipamentos, tendo a responsabilidade da conversão de energia solar em energia elétrica. Muitas edificações apresentam fachadas ventiladas como elemento de conforto térmico e arquitetônico, mas que também podem ser utilizadas como um local para a instalação de módulos fotovoltaicos. As fachadas ventiladas são constituídas por revestimento cerâmico ou vidro. Este trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas para a construção de protótipos de módulos fotovoltaicos, integrados em revestimento cerâmico, aplicado em uma fachada ventilada. Este componente está instalado em uma planta piloto com arquitetura bioclimática de nível A em eficiência energética, na cidade de Araranguá – SC, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após o desenvolvimento dos protótipos e a instalação dos mesmos na fachada ventilada da planta piloto bioclimática, testes de exposição à radiação solar e medições para o levantamento da curva I-V foram realizados. Os objetivos do trabalho foram alcançados ao apresentar ser possível integrar os protótipos dos módulos fotovoltaicos em revestimento cerâmico na fachada ventilada da planta piloto.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171490
Data: 2016-12-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_FINAL_André-biblioteca2.pdf 2.671Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar