Modelagem Matemática e Simulação de um Veículo Elétrico Movido a Células de Combustível

DSpace Repository

A- A A+

Modelagem Matemática e Simulação de um Veículo Elétrico Movido a Células de Combustível

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Watzko, Elise Sommer
dc.contributor.author Capo, Políbio Icaro Moro
dc.date.accessioned 2016-12-13T13:35:48Z
dc.date.available 2016-12-13T13:35:48Z
dc.date.issued 2016-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171489
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Araranguá. Engenharia de Energia. pt_BR
dc.description.abstract Os sistemas de tração veicular alternativos (híbrido, hidrogênio, elétrico) são uma resposta direta ao problema das emissões em áreas urbanas muito congestionadas. No Brasil, não existe opção no mercado de veículos elétricos a célula de combustível e poucos trabalhos são identificados na literatura. Portanto, o projeto e a otimização deste tipo de veículo através de modelos matemáticos podem trazer muitos benefícios. O uso de uma plataforma virtual ajuda a limitar gastos com atividades experimentais caras e demoradas. O presente trabalho teve o objetivo geral de modelar matematicamente e simular um veículo elétrico movido a células de combustível. Para tanto, foram utilizados perfis de condução e dados do veículo Toyota Mirai a fim de determinar a autonomia, consumo de hidrogênio e variações de potência nas células de combustível. Os resultados obtidos mostram que a modelagem matemática e simulação são ferramentas que podem auxiliar na tomada de decisões sobre o projeto de um veículo elétrico. Além disso, verificou-se que a autonomia e consumo de hidrogênio podem ser determinados através de diversos ciclos de condução. pt_BR
dc.description.abstract Alternative vehicle technology (hybrid, hydrogen, electric) is of considerable importance for today’s issues regarding to polutant emissions and traffic in urban areas. Unfortunately, technologies such as electric or fuel cell vehicles are not a choice in Brazil yet. Besides that, only few studies relating to the topic have been found. Therefore, the design and optimization through mathematical modeling can be very valuable rather than performing long and expensive experiments, once a virtual platform would help cut costs. Thus, the present work aims to model and simulate a fuel cell electric vehicle by using the drive schedule and data from Toyota Mirai in order to determine its performance, hidrogen consumprion, and the fuel cell power range. The resuts obtained suggest that mathemtical modeling and simulation are helpful tools for electric vehicle project decision making. Futhermore, vehicle performance and hidrogen consumption are found to be determined through different drive schedules pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject modelagem matemática pt_BR
dc.subject veículos elétricos pt_BR
dc.subject célula de combustível pt_BR
dc.title Modelagem Matemática e Simulação de um Veículo Elétrico Movido a Células de Combustível pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Políbio_ Final.pdf 2.363Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar