Desenvolvimento de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Elder Rizzon |
|
dc.contributor.author |
Barcelos, Brenda Seara |
|
dc.contributor.author |
Ricardi, Renato |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-10T20:19:52Z |
|
dc.date.available |
2016-12-10T20:19:52Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-08 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171408 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tecnologia avança significativamente a cada dia que passa em escala mundial. Ela invadiu lares, empresas, instituições, tornando a sociedade mais informatizada, tornando assim a familiaridade com tecnologias e computação competências básicas de um cidadão do século XXI (SOARES; ALVES, 2012). Contudo sua importância não é vista como um fator primordial no aprendizado de crianças e jovens. A computação é tida como uma área de estudo que deve ser abordada somente em instituições de ensino superior. Devido a ausência da computação na educação de crianças e jovens existem iniciativas com o âmbito de ensinar algo nesta área. Para incentivar o interesse desse público é proposto um modelo de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse para crianças e jovens com faixa etária de 8 à 14 anos. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um design instrucional com base no estudo de metodologias e modelos de desenvolvimento de unidades instrucionais alinhado ao currículo CSTA K-12. Este currículo define um conjunto de normas, projetadas para fornecer a base para um currículo completo de ciências da computação. Para o desenvolvimento da unidade instrucional do presente trabalho foi desenvolvido um modelo de design instrucional apropriado para o ensino à distância. É esperado que após a realização desta unidade que os jovens adquiram interesse pela aprendizagem de computação e desenvolvam cada vez mais o raciocínio lógico e criativo, podendo assim criar um interesse ainda maior pela área de computação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
203 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Extraclasse |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças e adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Computação Física |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar