Desenvolvimento de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Elder Rizzon
dc.contributor.author Barcelos, Brenda Seara
dc.contributor.author Ricardi, Renato
dc.date.accessioned 2016-12-10T20:19:52Z
dc.date.available 2016-12-10T20:19:52Z
dc.date.issued 2016-11-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171408
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia avança significativamente a cada dia que passa em escala mundial. Ela invadiu lares, empresas, instituições, tornando a sociedade mais informatizada, tornando assim a familiaridade com tecnologias e computação competências básicas de um cidadão do século XXI (SOARES; ALVES, 2012). Contudo sua importância não é vista como um fator primordial no aprendizado de crianças e jovens. A computação é tida como uma área de estudo que deve ser abordada somente em instituições de ensino superior. Devido a ausência da computação na educação de crianças e jovens existem iniciativas com o âmbito de ensinar algo nesta área. Para incentivar o interesse desse público é proposto um modelo de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse para crianças e jovens com faixa etária de 8 à 14 anos. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um design instrucional com base no estudo de metodologias e modelos de desenvolvimento de unidades instrucionais alinhado ao currículo CSTA K-12. Este currículo define um conjunto de normas, projetadas para fornecer a base para um currículo completo de ciências da computação. Para o desenvolvimento da unidade instrucional do presente trabalho foi desenvolvido um modelo de design instrucional apropriado para o ensino à distância. É esperado que após a realização desta unidade que os jovens adquiram interesse pela aprendizagem de computação e desenvolvam cada vez mais o raciocínio lógico e criativo, podendo assim criar um interesse ainda maior pela área de computação. pt_BR
dc.format.extent 203 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Extraclasse pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Computação Física pt_BR
dc.title Desenvolvimento de unidade instrucional para ensinar computação extraclasse pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Final_RenatoeBrenda.pdf 13.01Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar