Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura

DSpace Repository

A- A A+

Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor de Paiva Vianna, Karina Mary
dc.contributor.author Bueno, Danislei Fátima
dc.date.accessioned 2016-10-19T17:41:02Z
dc.date.available 2016-10-19T17:41:02Z
dc.date.issued 2016-10-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: O encontro da fonoaudiologia com a educação teve início na década de 20, atualmente o fonoaudiólogo perde seu caráter clinico na escola e pode atuar em diversas áreas, inclusive na desenvoltura de ações de saúde coletiva, promoção e prevenção em saúde. A promoção de saúde vem sendo abordada no contexto escolar e o fonoaudiólogo contribui tanto para ações de saúde vocal, como na parceria com outros profissionais e na troca de experiências com a comunidade escolar buscando atender as demandas da mesma. Objetivo: Analisar a abordagem da fonoaudiologia no contexto escolar, por meio de revisão de literatura. Metodologia: Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE-PubMED, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE), nos idiomas português e inglês, buscando artigos referente a fonoaudiologia e saúde escolar. Resultados: Das três bases de dados pesquisadas utilizando os descritores estabelecidos, foram encontrados 71 estudos, destes, na LILACS, 10 estudos, quatro estudos na SciELO e dois na MEDLINE/PubMed, somente esses 16 artigos atendiam aos critérios estabelecidos para seleção e análise. Conclusão: Após análise dos artigos encontrados podemos reconhecer que as abordagens do fonoaudiólogo no âmbito escolar tem grande importância, e é notável que todas se relacionam com atuação em promoção/prevenção de saúde, fazendo com que o perfil biomédico fique fora desse espaço. Além disso, constata-se que mesmo com um histórico de inserção na educação na trajetória da fonoaudiologia, existe um longo caminho a percorrer para a efetividade da atuação da fonoaudiologia na escola, assim como para a publicação de estudos, pois existem poucas publicações referente às ações do fonoaudiólogo e saúde escolar. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Saúde escolar pt_BR
dc.subject Saúde Pública pt_BR
dc.subject Fonoaudiologia pt_BR
dc.subject Promoção de Saúde pt_BR
dc.title Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
REPOSITORIO.pdf 1004.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar