O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas

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O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Brunetta, Antônio Alberto
dc.contributor.author Carvalho, Márcio José Rosa de
dc.date.accessioned 2016-09-26T18:13:44Z
dc.date.available 2016-09-26T18:13:44Z
dc.date.issued 2016-09-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho traz o relato de experiência de ensino sobre Política no estágio obrigatório de Sociologia, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, a partir da aplicação, como princípios epistemológicos norteadores, de três conceitos canônicos das Ciências Sociais, “objetividade” (objektivität), de Max Weber; “imaginação sociológica” (sociological imagination), de Charles W. Mills; e “reflexividade” (réflexivité), de Pierre Bourdieu. Estes três conceitos orientaram a experiência de ensino sobre política dentro da disciplina de sociologia, no Ensino Médio. Para Pierre Bourdieu (2004b), o conhecimento a cerca de um objeto através da sociologia depende de um “olhar sociológico”, ou de uma “reflexividade reflexiva”. Ou seja, o cientista pesquisador deve voltar-se a si mesmo e compreender de qual lugar dentro do campo de disputas simbólicas está observando e produzindo suas narrativas e tentando fazer-se compreendido. Uma vez que o objeto formal da sociologia é o próprio campo onde se projetam os fenômenos sociais – de forma que seus pesquisadores também estão inseridos no objeto –, a “dupla reflexividade” seria, então, um instrumento de autorreflexão do pesquisador perante seu objeto e seus pesquisados.A proposta de ensino, ou explicação, dos fenômenos sociais dentro de uma disciplina de Sociologia – e a partir destas três perspectivas teóricas – está, portanto, baseada no estímulo à objetivação, ao estranhamento, bem como à dupla reflexão a cerca de tais fenômenos. Pretendo, neste trabalho, construir uma narrativa acerca da minha experiência de estágio, compartilhando os sucessos e as frustrações destas escolhas metodológicas, com o intuito de pensar os caminhos da construção adequada de obj pt_BR
dc.format.extent 60 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Estágio obrigatório. pt_BR
dc.subject Licenciaturas. pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia. pt_BR
dc.subject Teoria sociológica pt_BR
dc.title O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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