O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas

DSpace Repository

A- A A+

O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas

Show full item record

Title: O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
Author: Carvalho, Márcio José Rosa de
Abstract: Este trabalho traz o relato de experiência de ensino sobre Política no estágio obrigatório de Sociologia, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, a partir da aplicação, como princípios epistemológicos norteadores, de três conceitos canônicos das Ciências Sociais, “objetividade” (objektivität), de Max Weber; “imaginação sociológica” (sociological imagination), de Charles W. Mills; e “reflexividade” (réflexivité), de Pierre Bourdieu. Estes três conceitos orientaram a experiência de ensino sobre política dentro da disciplina de sociologia, no Ensino Médio. Para Pierre Bourdieu (2004b), o conhecimento a cerca de um objeto através da sociologia depende de um “olhar sociológico”, ou de uma “reflexividade reflexiva”. Ou seja, o cientista pesquisador deve voltar-se a si mesmo e compreender de qual lugar dentro do campo de disputas simbólicas está observando e produzindo suas narrativas e tentando fazer-se compreendido. Uma vez que o objeto formal da sociologia é o próprio campo onde se projetam os fenômenos sociais – de forma que seus pesquisadores também estão inseridos no objeto –, a “dupla reflexividade” seria, então, um instrumento de autorreflexão do pesquisador perante seu objeto e seus pesquisados.A proposta de ensino, ou explicação, dos fenômenos sociais dentro de uma disciplina de Sociologia – e a partir destas três perspectivas teóricas – está, portanto, baseada no estímulo à objetivação, ao estranhamento, bem como à dupla reflexão a cerca de tais fenômenos. Pretendo, neste trabalho, construir uma narrativa acerca da minha experiência de estágio, compartilhando os sucessos e as frustrações destas escolhas metodológicas, com o intuito de pensar os caminhos da construção adequada de obj
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622
Date: 2016-09-26


Files in this item

Files Size Format View
Carvalho, Márcio_TCL.pdf.html 5.966Kb HTML View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar