Abstract:
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Este trabalho traz o relato de experiência de ensino sobre Política no estágio obrigatório de Sociologia, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, a partir da aplicação, como princípios epistemológicos norteadores, de três conceitos canônicos das Ciências Sociais, “objetividade” (objektivität), de Max Weber; “imaginação sociológica” (sociological imagination), de Charles W. Mills; e “reflexividade” (réflexivité), de Pierre Bourdieu. Estes três conceitos orientaram a experiência de ensino sobre política dentro da disciplina de sociologia, no Ensino Médio. Para Pierre Bourdieu (2004b), o conhecimento a cerca de um objeto através da sociologia depende de um “olhar sociológico”, ou de uma “reflexividade reflexiva”. Ou seja, o cientista pesquisador deve voltar-se a si mesmo e compreender de qual lugar dentro do campo de disputas simbólicas está observando e produzindo suas narrativas e tentando fazer-se compreendido. Uma vez que o objeto formal da sociologia é o próprio campo onde se projetam os fenômenos sociais – de forma que seus pesquisadores também estão inseridos no objeto –, a “dupla reflexividade” seria, então, um instrumento de autorreflexão do pesquisador perante seu objeto e seus pesquisados.A proposta de ensino, ou explicação, dos fenômenos sociais dentro de uma disciplina de Sociologia – e a partir destas três perspectivas teóricas – está, portanto, baseada no estímulo à objetivação, ao estranhamento, bem como à dupla reflexão a cerca de tais fenômenos. Pretendo, neste trabalho, construir uma narrativa acerca da minha experiência de estágio, compartilhando os sucessos e as frustrações destas escolhas metodológicas, com o intuito de pensar os caminhos da construção adequada de obj |