Serviço Social no Campo Educacional: A necessária inserção do assistente social na politica de educação básica e pública estadual nos municípios da grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Serviço Social no Campo Educacional: A necessária inserção do assistente social na politica de educação básica e pública estadual nos municípios da grande Florianópolis

Show full item record

Title: Serviço Social no Campo Educacional: A necessária inserção do assistente social na politica de educação básica e pública estadual nos municípios da grande Florianópolis
Author: Strey, Scharleni
Abstract: O presente trabalho visa refletir a respeito da atuação do serviço social no campo educacional, especialmente a educação básica e pública, nos municípios da Grande Florianópolis. Parte-se da concepção da educação enquanto direito social que deve ser fortalecido e ampliado. Reafirma a educação pública enquanto espaço sócio-ocupacional para os assistentes sociais, com suas possibilidades e desafios. Problematiza a inserção profissional, em especial na educação pública e básica, nos municípios da Grande Florianópolis, a partir de pesquisa qualitativa de cunho exploratório realizada com as secretarias de educação, que indicou não haver ainda profissionais atuando na rede pública estadual e nos municípios da Grande Florianópolis. Aponta o caminho de luta para a conquista desse espaço, que vem sendo feito pelo conjunto da categoria profissional por meio do Projeto de Lei 3.688/2000 que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais na rede básica e pública de ensino, em tramitação. Entre os autores que deram aporte teórico ao presente trabalho estão: Enguita (1989), Freitag (1980), Werneck (1984), Rossi (1980), Frigotto (1999), Sanfelice (2005), Reimer (1975) e Snyders (1981).
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166075
Date: 2016-07-29


Files in this item

Files Size Format View
TCC Scharleni Strey.pdf 1.358Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar