Title: | Influência do tipo de ligante betuminoso na dosagem e no comportamento de fluência e estabilidade de misturas asfálticas densas |
Author: | Zagolin, Pedro Augusto |
Abstract: |
O objetivo principal deste trabalho tange à análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas densas concebidas com diferentes ligantes asfálticos. Os agregados utilizados são provenientes da jazida Vogelsanger, localizada na região metropolitana de Joinville. Os ligantes empregados são Cimentos Asfálticos de Petróleo (CAP) classificados por penetração como: CAP 10/20, CAP 30/45 e CAP 50/70 e foram obtidos junto à empresa Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS). Estudos de caracterização tanto do agregado quanto do ligante betuminoso foram realizados para se adquirir um melhor conhecimento das propriedades desses materiais. A curva granulométrica foi calculada pela equação de Füller-Talbot, e se mostra mais eficiente quanto à distribuição do arranjo das partículas que compõem o esqueleto mineral das misturas asfálticas, em relação aos métodos empíricos por tentativa utilizados no Brasil. Para a dosagem das misturas asfálticas a metodologia Marshall foi empregada, em razão de ser oficialmente homologada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os resultados obtidos indicam que as características intrínsecas de cada ligante asfáltico são preponderantes quanto à influência na dosagem e no desempenho mecânico das misturas asfálticas e, que o ensaio Marshall mostra-se muito deficiente do ponto de vista técnico como metodologia a ser utilizada na determinação dos teores ótimos de dosagem. The main aim of this research is to analyze the influence of different asphalt binders on the mechanical behavior of dense asphalt mixes. The aggregate source used is provided by Vogelsanger quarry, located in the metropolitan area of Joinville. The binders used are ranked by penetration such as: 10/20, 30/45 and 50/70, which were supplied by PETROBRAS. Characterization tests with the aggregates and bituminous binders were carried out, in order to better understand the properties of these materials. Füller-Talbot equation was used to calculate the aggregate gradation curve, providing more efficient distribution of the particles when compared to the empirical trial method used currently in Brazil. Marshall methodology was used for dosing the asphalt mixes, due to be officially homologated by Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) in Brazil. The results obtained indicate that the intrinsic characteristics of each asphalt binder are decisive on the dosage parameters, as well as on the mechanical performance of asphalt mixes. Furthermore, it can be concluded that Marshall test is technically unsuitable to be used for determining the optimum contents of the mixes. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165306 |
Date: | 2016-07-08 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC_final.pdf | 4.745Mb |
View/ |