Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)

DSpace Repository

A- A A+

Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)

Show full item record

Title: Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
Author: Ávila, Jaqueline de
Abstract: No âmbito do desenvolvimento de materiais didáticos digitais, considerase que a dimensão gráfica (tecnológica - design) deve ter coerência com a dimensão didático-pedagógica (conteúdo e pedagógico). Assim, partese do pressuposto de que a efetividade didática e técnica do material dependem sobremaneira da organização dos fluxos de desenvolvimento, visto que esses fluxos são bastante amplos e equipes multidisciplinares atuam sobre eles. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um guia de boas práticas para a produção de materiais didáticos digitais voltado para o contexto do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Este projeto de conclusão de curso foi realizado em duas (02) fases, uma teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, e uma prática, utilizando como metodologia projetual o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos (GODP). O guia foi produzido em formato de hipermídia, abrangendo a dimensão operacional da gestão do design - com o intuito de realizar um levantamento e documentar boas práticas no desenvolvimento de materiais digitais - assim como sua dimensão estratégica - propondo possíveis melhorias nos fluxos que existem dentro da Equipe de Design Gráfico. Este guia poderá contribuir para melhorias nos processos, tanto na organização de fluxos quanto nas orientações para a equipe. Essas orientações podem facilitar o trabalho das equipes de forma global e possibilitar que seus integrantes se sintam mais seguros por terem um material sistematizado de suas práticas.As part of the development of digital educational materials, it is considered that the graphic dimension (technological-design) must have consistency with the didactic-pedagogical dimension (pedagogical and content). Thus, it is assumed that the didactic and technical effectiveness of the material depends greatly on the organization of the development workflow, since these workflows are quite extensive and have multidisciplinary teams working on them. This research aims to develop a handbook of good practices for the production of digital educational materials focused on the context of the Center of Multiprojects Educational Technology (NUTE) at the Federal University of Santa Catarina. This final project was carried out in two steps, a theoretical one, through bibliographical research, and a practical one, using as design methodology the Guide for Developing Products (GODP).The handbook was produced as a hypermedia, including the operational dimension of design management - in order to carry out a survey and document good practices in the development of digital materials as well as its strategic dimension - proposing possible improvements in the Graphic Design team workflow. This guide may contribute to improve processes, both in the Organization of workflows as well as creating guidelines for the team. These guidelines can facilitate the team work globally and allow its members to feel more secure by having a material that systematize their practices.
Description: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165072
Date: 2016-07-01


Files in this item

Files Size Format View Description
PCC_Jaqueline_de_Avila.pdf 10.62Mb PDF View/Open Projeto de Conclusão de Curso - Jaqueline de Ávila

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar