Um modelo de interface para curso e-learning gamificado

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Um modelo de interface para curso e-learning gamificado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos
dc.contributor.author Pereira, Cleidiane Clésia
dc.date.accessioned 2016-07-18T22:54:20Z
dc.date.available 2016-07-18T22:54:20Z
dc.date.issued 2016-07-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164563
dc.description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. pt_BR
dc.description.abstract A educação à distância é uma forma de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço dentre os diferentes métodos de aprendizagem, com destaque para o e-learning. Entretanto, os modelos utilizados neste segmento atualmente são pouco atrativos para os alunos. Visando melhorar a experiência de ensino nestes cursos, o presente estudo visa elaborar um modelo de interface gamificado para cursos e-learning corporativos, utilizando elementos da gamificação como forma de suprir essa falta de atratividade em ambientes virtuais de ensino. Portanto, foi planejado um modelo gamificado direcionado à elaboração de cursos e-learning para o Software Applique da empresa Mobiliza. A partir do método de Garrett (2011), realizou-se um levantamento sobre o contexto do ensino à distância, o público-alvo do projeto e ainda uma análise de similares, na qual foram identificadas as boas práticas utilizadas atualmente e, posteriormente, foi realizado um cruzamento com estudos sobre a temática para então estabelecer os requisitos iniciais para o desenvolvimento do projeto, que levaram em conta os segmentos de conteúdo necessários para um ambiente virtual de ensino. As demais etapas de estrutura, esqueleto e o design visual foram fundamentadas e desenvolvidas. Os resultados foram refinados e validados com a empresa. Assim, o modelo de interface proposto neste projeto mostrou-se efetivo e passível de implementação no software Applique da empresa Mobiliza. pt_BR
dc.description.abstract Distance education is a form of education that is gaining more space among the different methods of learning, especially e-learning. However, the models used in this segment are currently unattractive to students. To improve the experience of learning on these courses, this study aims to develop a gamification interface model for corporate e-learning courses using gamification elements as a way to overcome this lack of attractiveness in virtual learning environments. So it was planned a gamification model directed the development of e-learning courses for software Applique by Mobiliza enterprises. Using the Garrett's method (2011), a survey was conducted on the context in the distance education, the project's target audience and also an analysis of similar platforms, where best practices currently used were identified and later crossing with studies of this issue to then establish the initial requirements for the development of the project, which considered all the contents required for a virtual education environment. The remaining steps of structure, skeleton and visual design were based and developed. The results were refined and validated with the company. The interface model proposed in this project proved to be effective and capable of implementation in Applique software by Mobiliza enterprises. pt_BR
dc.format.extent 137 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ambiente de ensino pt_BR
dc.subject Interface pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject E-learning pt_BR
dc.title Um modelo de interface para curso e-learning gamificado pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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PCC2_Cleidiane_Clesia_Pereira.pdf 7.225Mb PDF View/Open Projeto de conclusão de curso

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