Avaliação e seleção de plataforma para cursos online abertos e massivos em instituições de ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação e seleção de plataforma para cursos online abertos e massivos em instituições de ensino superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rogerio Cid pt_BR
dc.contributor.author Ebone, Denise Santin pt_BR
dc.date.accessioned 2016-04-19T04:21:25Z
dc.date.available 2016-04-19T04:21:25Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337967 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160792
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) são cursos disponibilizados na Web, abertos a todos, sem barreiras de idade, sexo, escolaridade ou condição social, portanto eles têm a capacidade para comportar milhares de alunos. Devido a essas características é preciso ter uma plataforma virtual específica para atender essa nova modalidade de educação a distância, por isso, várias Instituições desenvolveram suas próprias plataformas, e algumas foram disponibilizadas livremente. Esse trabalho tem como objetivo principal aplicar um modelo para selecionar uma plataforma para MOOCs. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória onde foram identificadas as principais plataformas de MOOCs e as funcionalidades importantes para a sua execução. Também foram identificados quatro modelos para selecionar uma plataforma livre de código aberto, desses foi selecionado o modelo QSOS (Qualification and Selection of Open Source) que foi adaptado para seleção de plataformas de MOOCs com avaliação de critérios de maturidade e funcionalidades. Posteriormente o modelo foi aplicado para comprovar a sua viabilidade e a plataforma selecionada (OpenEDX) foi instalada e testada. Esse estudo evidenciou a importância dessa nova modalidade de educação online, e apresentou como resultado um modelo para seleção de plataformas para MOOC.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Massive Open Online Courses (MOOCs) are available on the Web open to all, without barriers such as age, gender, education or social status, so they have the ability to hold thousands of students. Because of these characteristics it is necessary to have a specific virtual platform to meet this new modality of distance education, so, several institutions have developed their own platforms, and some were freely available. This work aims to apply a model to select a platform for MOOCs. To achieve this goal, a bibliographical and exploratory research was conducted where the main platforms of MOOCs and important features for its execution have been identified. Were also identified four models to select a free open source platform, from these was selected the QSOs (Qualification and Selection of Open Source) model that has been adapted for selecting MOOC platforms with evaluation of maturity and functionality criteria. Later the model was applied to prove its viability and the selected platform (OpenEDX) was installed and tested. This study showed the importance of this new online mode of education, and as a result presented a model for selecting platforms for MOOC. en
dc.format.extent 105 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Ensino à distância pt_BR
dc.subject.classification Software educacional pt_BR
dc.title Avaliação e seleção de plataforma para cursos online abertos e massivos em instituições de ensino superior pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bastos, Lia Caetano pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337967.pdf 1.110Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar