Robô Solucionador de Sudoku

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Robô Solucionador de Sudoku

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ourique, Fabrício de Oliveira
dc.contributor.author Felisberto, Thiago Zanivan
dc.date.accessioned 2016-04-08T17:02:18Z
dc.date.available 2016-04-08T17:02:18Z
dc.date.issued 2016-04-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160430
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Os avanços tecnológicos dos dispositivos de aquisição de imagens, aliados ao crescente aprimoramento do hardware computacional, estão impulsionando o desenvolvimento dos sistemas de visão de máquina. Estes sistemas são atualmente empregados para solucionar problemas de naturezas diversas, em áreas como medicina, biologia e, em especial, na indústria. Este trabalho apresenta o projeto de um robô, construído exclusivamente com peças de LEGO, capaz de solucionar jogos de Sudoku escritos em papel. Trata-se de um plotador cartesiano controlado por um sistema de visão de máquina. O projeto visa introduzir princípios, modelos e aplicações dos sistemas de visão. O processo executado pelo robô inicia-se com a captura de uma imagem do seu espaço de trabalho, utilizando-se de uma webcam. A imagem capturada é então analisada pelo sistema de visão, que identifica o jogo, interpreta-o e o soluciona em memória. Finalmente, a solução é escrita pelo robô por meio de uma caneta acoplada ao seu elemento terminal. pt_BR
dc.description.abstract Technological advances in image acquisition devices, combined with the increasingly improvements in computer hardware, are boosting the development of machine vision systems. These systems are currently employed to solve a lot of problems, in areas such as medicine, biology and particularly in the industry. This paper presents the design of a Sudoku solver robot that was built exclusively with LEGO bricks. It consists of a plotter printer, controlled by a machine vision system. The project aims to introduce principles, models and applications of vision systems. The process executed by the robot starts capturing an image of its workspace with a webcam. The captured image is then analyzed by the vision system, which identifies the game, interprets and solves it. Finally, the solution is written by the robot with a pen that is attached to its terminal element. pt_BR
dc.format.extent 144 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Engenharia de Computação pt_BR
dc.subject sudoku pt_BR
dc.subject visão de máquina pt_BR
dc.subject processamento digital de imagens pt_BR
dc.subject robótica pt_BR
dc.title Robô Solucionador de Sudoku pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC_Thiago.pdf 7.188Mb PDF View/Open TCC

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