Na década de 1960, a assessoria de imprensa era acumulada pela chefia do Gabinete do Reitor. Já nos anos 1970, o papel era executado por um jornalista. Em 1976, com uma assessoria de imprensa funcionando, foi criado o Jornal Universitário (JU) e formada uma equipe. Em 1980, a assessoria de imprensa ganhou status de assessoria de comunicação. Em 1984, o Conselho Universitário aprovou a Coordenadoria de Comunicação Social, que saiu do prédio da Reitoria e passou a ocupar parte do prédio da Imprensa Universitária. Em 1986, após pesquisa realizada com os públicos internos e externos, concebeu-se a ideia de comunicação social pública e integrada, cuja política foi implantada a partir de 1988. Na época, a UFSC também já se preocupava com o Jornalismo Científico. Naquele período foi criado o Departamento de Comunicação e Marketing, depois transformado em Departamento de Imprensa e Marketing, dentro da visão de integrar todas as áreas de comunicação. Em 1992, o Departamento deu lugar à Agência de Comunicação (Agecom), que, na sequência, incorporou e reforçou o conceito de Política Pública de Comunicação. Essa filosofia, entre avanços e recuos, consolidou-se e permanece até os dias atuais norteando os planos, as metas e as ações de comunicação da UFSC, sendo modelo para outras universidades e organizações. Acesse https://agecom.ufsc.br/