dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Novaes, Antonio Galvão Naclério |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Efron, Alejandra Judith |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-01-08T18:53:05Z |
|
dc.date.available |
2016-01-08T18:53:05Z |
|
dc.date.issued |
1994 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
97324 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157867 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Balneário Camboriú, município de Santa Catarina, Brasil, vive principalmente do turismo. Na época do verão (alta temporada), que corresponde a menos de três meses por ano, a demanda por hotéis é elevada, garantindo quase que plenamente a ocupação dos quartos. É no período de baixa temporada, que se estende por nove meses ao ano, que a preocupação dos administradores públicos e privados sobretudo do setor hoteleiro, se concentra. A atração de turistas nesse período é obviamente mais difícil, exigindo maior cuidado na qualidade dos serviços e na fixação das tarifas. Hoje, a classificação dos hotéis por parte da Embratur, embora de uso disseminado no País, não contempla uma série de atributos que o turista efetivamente considera ao selecionar um estabelecimento hoteleiro para se hospedar. Assim, o conhecimento das preferências do hóspede, bem como dos pesos relativos que atribui a cada fator, é um ponto importante no marketing dos hotéis. Em nossa pesquisa utilizamos técnicas de preferência declarada, que constituem uma metodologia moderna de medição quantitativa das preferências, sendo utilizadas, no exterior, em Marketing e em estudos de transportes. As pesquisas foram realizadas nos meses de março e abril de 1994, nos estabelecimentos hoteleiros de Balneário Camboriú e junto a turistas brasileiros e estrangeiros (argentinos, uruguaios e paraguaios). Uma vez ajustado o modelo, foi analisado o perfil de oferta dos principais hotéis de Balneário Camboriú, sendo fornecidas comparações e sugestões de marketing para o setor hoteleiro local. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, 155f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria hoteleira |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balneario de Camboriu (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Turismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balneario de Camboriu (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Hoteleiros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balneario de Camboriu (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Industria hoteleira em Balneario Camboriu : uma visão atraves de modelos de preferencia declarada |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |