Desenvolvimento de um cabeçote de precisão

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Desenvolvimento de um cabeçote de precisão

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Weingaertner, Walter Lindolfo pt_BR
dc.contributor.author Muller, Luis Antonio pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T18:42:10Z
dc.date.available 2016-01-08T18:42:10Z
dc.date.issued 1994 pt_BR
dc.identifier.other 95664 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157844
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico pt_BR
dc.description.abstract Com este trabalho pretende-se desenvolver um cabeçote voltado para a usinagem de precisão. Ressalta-se a importância de um projeto aprimorado para então executar a fase de fabricação. Nada deve ser construído sem que se saiba com certeza aonde se pretende chegar e em que condições pode-se atingir este objetivo. Dentre as diversas opções de mancais existentes, o mancal aerostático é o que melhor se adapta às exigências da Mecânica de Precisão. Existe certa limitação quanto à divulgação de teorias de dimensionamento de mancais aerostáticos, entretanto, existem teorias bem desenvolvidas para mancais do tipo radial e do tipo axial, isoladamente. Estes dois tipos de mancais vêm a formar o que se conhece por mancal aerostático do tipo Yate, objeto de estudo nesta dissertação. O projeto do mancal, utilizando teoria desenvolvida por Stout, visa introduzir uma metodologia de dimensionamento bem como de análise de desempenho em função de erros de fabricação. Cria-se, assim, um facilitador de projeto, o então denominado programa AEROCAD. Com este programa pode-se rapidamente dimensionar um mancal aerostático do tipo Yate. Avaliando os requisitos de aceleração e torque de usinagem consegue-se, facilmente, dimensionar um motor elétrico AC de indução, que preenche os quesitos necessários para acionar este cabeçote. Propõe-se uma nova metodologia de confecção de restritores de orifício sem rebaixo utilizando resina isooftálmica, processo barato e de boa qualidade. Discute-se a utilização de mancais aerostáticos como mesa para realizar retificação plano-rotativa, tecnologia utilizada para fabricar algumas peças do mancal sob consideração. Para comprovar a teoria utilizada faz-se uma série de ensaios: geométrico, estático, térmico e dinâmico do cabeçote. Com o resultado destes ensaios pode-se dizer que a metodologia utilizada foi de sobremodo verdadeira, bem como, que se está instalando uma série de marcas a serem sobrepujadas em trabalhos futuros. pt_BR
dc.format.extent xiii, 108f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Mecanica de precisao pt_BR
dc.subject.classification Mancais pt_BR
dc.subject.classification Aerostatica pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Cabeçotes (Maquinas-ferramenta) pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um cabeçote de precisão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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