A INTERAÇÃO ENTRE O PAPEL DE PROFESSOR-GESTOR E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

DSpace Repository

A- A A+

A INTERAÇÃO ENTRE O PAPEL DE PROFESSOR-GESTOR E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Show simple item record

dc.contributor.author BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
dc.contributor.author MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
dc.contributor.author CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
dc.date.accessioned 2015-11-05T10:52:20Z
dc.date.available 2015-11-05T10:52:20Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136199
dc.description.abstract O trabalho busca analisar como se dá a interação entre papel de professor-gestor e as competências gerenciais. Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, as quais, em algum aspecto, são diferentes das competências exigidas em outras facetas do papel de professor do ensino superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. Os professores-gestores da Univasf associam competência a uma família de tarefas ou de situações, como também, consideram necessárias as competências profissionais específicas para os que desempenham ou irão desempenhar o papel de gestor. A opção por pesquisar sobre o papel de gestor emergiu da necessidade de se estudar os professores de ensino superior para além das abordagens que tradicionalmente lhes atribuem os papéis de docente e de pesquisador. Buscou-se potencializar a interdisciplinaridade entre campos de conhecimentos, nomeadamente a Administração, a Educação, a Sociologia, a Psicologia e a Gestão Pública. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A INTERAÇÃO ENTRE O PAPEL DE PROFESSOR-GESTOR E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
102_00142 t.pdf 461.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar