A INTERAÇÃO ENTRE O PAPEL DE PROFESSOR-GESTOR E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Show full item record
Title:
|
A INTERAÇÃO ENTRE O PAPEL DE PROFESSOR-GESTOR E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
Author:
|
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA; MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE; CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
|
Abstract:
|
O trabalho busca analisar como se dá a interação entre papel de professor-gestor e as competências gerenciais. Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, as quais, em algum aspecto, são diferentes das competências exigidas em outras facetas do papel de professor do ensino superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. Os professores-gestores da Univasf associam competência a uma família de tarefas ou de situações, como também, consideram necessárias as competências profissionais específicas para os que desempenham ou irão desempenhar o papel de gestor. A opção por pesquisar sobre o papel de gestor emergiu da necessidade de se estudar os professores de ensino superior para além das abordagens que tradicionalmente lhes atribuem os papéis de docente e de pesquisador. Buscou-se potencializar a interdisciplinaridade entre campos de conhecimentos, nomeadamente a Administração, a Educação, a Sociologia, a Psicologia e a Gestão Pública. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136199
|
Date:
|
2015-12-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar