TRANSIÇÃO DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GOVERNANÇA ELETRÔNICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DSpace Repository

A- A A+

TRANSIÇÃO DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GOVERNANÇA ELETRÔNICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Show full item record

Title: TRANSIÇÃO DA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GOVERNANÇA ELETRÔNICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Author: FREITAS, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA; CREMASCO, DEYVID JUNIOR; SOUZA, MARILUCE PAES DE
Abstract: Governança Eletrônica é o conjunto de práticas específicas sobre a forma que a organização gere seus recursos tecnológicos para prestar seus serviços, bem como cria canais de comunicação e prestação de contas aos seus stakeholders. As entidades públicas enfrentam desafios peculiares por sua maior burocracia e via de regra maior número de stakeholders, destacando-se na área de educação como as universidades, a responsabilidade de cunho social e científica, que exige maiores cuidados e esforços no envolvimento para implementação e sucesso de tais práticas. Nesta pesquisa buscou-se investigar como ocorreu a transição da gestão de tecnologias da informação para a governança eletrônica na Universidade Federal de Rondônia. Objetivou-se identificar os princípios da governança eletrônica nas práticas de tecnologias de informação implantadas na UNIR, desde o ano de 2005. Privilegiou-se a abordagem teórica sobre governança eletrônica e o método exploratório-descritivo como suporte metodológico. Nos resultados observa-se que grandes foram os esforços para dotar a instituição de infra-estrutura que viabilizasse a governança eletrônica, no entanto, pelas evidências, concluiu-se que a UNIR ainda prescinde de maturidade de gestão para atender os princípios da governança eletrônica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136120
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00227.pdf 371.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar