O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH
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dc.contributor.author |
FIGUEIREDO, DIEGO |
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dc.contributor.author |
NASCIMENTO, JULIANA GOULART SOARES DO |
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dc.contributor.author |
LIMA, MAYANA VIRGÍNIA VIEGAS |
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dc.contributor.author |
FARIA, NATÁLIA DIAS ANDRADE |
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dc.contributor.author |
ENOQUE, CYNTHIA FREITAS DE OLIVEIRA |
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dc.contributor.author |
FIGUEIREDO, LUIS HENRIQUE DOS SANTOS |
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dc.date.accessioned |
2015-11-04T11:00:33Z |
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dc.date.available |
2015-11-04T11:00:33Z |
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dc.date.issued |
2015-12-04 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136104 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo possui como objetivo ilustrar como o aprendizado significativo têm sido praticado no Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (Brasil) por meio da instituição do Trabalho Interdisciplinar de Graduação como disciplina obrigatória durante todo o percurso formativo dos alunos em cursos de graduação. Para tanto, foi pesquisado sobre a atualização das matrizes curriculares dos cursos de graduação do UniBH a partir do segundo semestre de 2009 até o ano de 2015. O estudo de caso se apóia em uma análise documental assim como em entrevistas com os gestores acadêmicos responsáveis por tal atualização. A análise posteriormente descrita enfatiza os resultados positivos alcançados com a introdução do TIG na matriz curricular dos cursos do UniBH, dentre os quais destaca-se: a interdisciplinaridade entre conteúdos ministrados ao longo dos cursos; o engajamento imediato dos alunos na produção de conteúdo teórico-prático; o aumento intensivo no desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas e interpessoais ao longo de todo o percurso formativo dos alunos; conquistas e visibilidade nacionais aos projetos e soluções propostos por graduandos; assim como a dinamização das rotinas de gestão das Coordenações e a integração do corpo docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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