O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH

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O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH

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dc.contributor.author FIGUEIREDO, DIEGO
dc.contributor.author NASCIMENTO, JULIANA GOULART SOARES DO
dc.contributor.author LIMA, MAYANA VIRGÍNIA VIEGAS
dc.contributor.author FARIA, NATÁLIA DIAS ANDRADE
dc.contributor.author ENOQUE, CYNTHIA FREITAS DE OLIVEIRA
dc.contributor.author FIGUEIREDO, LUIS HENRIQUE DOS SANTOS
dc.date.accessioned 2015-11-04T11:00:33Z
dc.date.available 2015-11-04T11:00:33Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136104
dc.description.abstract O presente artigo possui como objetivo ilustrar como o aprendizado significativo têm sido praticado no Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (Brasil) por meio da instituição do Trabalho Interdisciplinar de Graduação como disciplina obrigatória durante todo o percurso formativo dos alunos em cursos de graduação. Para tanto, foi pesquisado sobre a atualização das matrizes curriculares dos cursos de graduação do UniBH a partir do segundo semestre de 2009 até o ano de 2015. O estudo de caso se apóia em uma análise documental assim como em entrevistas com os gestores acadêmicos responsáveis por tal atualização. A análise posteriormente descrita enfatiza os resultados positivos alcançados com a introdução do TIG na matriz curricular dos cursos do UniBH, dentre os quais destaca-se: a interdisciplinaridade entre conteúdos ministrados ao longo dos cursos; o engajamento imediato dos alunos na produção de conteúdo teórico-prático; o aumento intensivo no desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas e interpessoais ao longo de todo o percurso formativo dos alunos; conquistas e visibilidade nacionais aos projetos e soluções propostos por graduandos; assim como a dinamização das rotinas de gestão das Coordenações e a integração do corpo docente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH pt_BR
dc.type Article pt_BR


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