O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH

DSpace Repository

A- A A+

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH

Show full item record

Title: O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO UNIBH
Author: FIGUEIREDO, DIEGO; NASCIMENTO, JULIANA GOULART SOARES DO; LIMA, MAYANA VIRGÍNIA VIEGAS; FARIA, NATÁLIA DIAS ANDRADE; ENOQUE, CYNTHIA FREITAS DE OLIVEIRA; FIGUEIREDO, LUIS HENRIQUE DOS SANTOS
Abstract: O presente artigo possui como objetivo ilustrar como o aprendizado significativo têm sido praticado no Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (Brasil) por meio da instituição do Trabalho Interdisciplinar de Graduação como disciplina obrigatória durante todo o percurso formativo dos alunos em cursos de graduação. Para tanto, foi pesquisado sobre a atualização das matrizes curriculares dos cursos de graduação do UniBH a partir do segundo semestre de 2009 até o ano de 2015. O estudo de caso se apóia em uma análise documental assim como em entrevistas com os gestores acadêmicos responsáveis por tal atualização. A análise posteriormente descrita enfatiza os resultados positivos alcançados com a introdução do TIG na matriz curricular dos cursos do UniBH, dentre os quais destaca-se: a interdisciplinaridade entre conteúdos ministrados ao longo dos cursos; o engajamento imediato dos alunos na produção de conteúdo teórico-prático; o aumento intensivo no desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas e interpessoais ao longo de todo o percurso formativo dos alunos; conquistas e visibilidade nacionais aos projetos e soluções propostos por graduandos; assim como a dinamização das rotinas de gestão das Coordenações e a integração do corpo docente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136104
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00210.pdf 500.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar