DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL
Show simple item record
dc.contributor.author |
BOLDA, BRUNA DOS SANTOS |
|
dc.contributor.author |
BIAVATTI, VANIA TANIRA |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-03T12:03:05Z |
|
dc.date.available |
2015-11-03T12:03:05Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136039 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa propõe compreender a educação como uma política pública e, na perspectiva de construção da governamentalidade de Estado, inquirir as políticas nacionais de formação docente para o Ensino Superior. O objetivo, por sua vez, consiste em investigar as diferentes configurações para a formação docente adotadas nos programas stricto sensu das Universidades do Sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Na fase inicial, a pesquisa foi documental na medida em que recorreu aos documentos (MEC-CAPES) e aos sites dos Programas de Pós-Graduação investigados. No entanto, apesar de configurar-se menos como um modo de tratamento dos dados e mais como uma análise, o método de pesquisa é genealógico na medida em que constitui-se como um modo de interpretação assentado nas contribuições teóricas de Michel Foucault. Considera-se que as políticas públicas educacionais brasileiras vieram numa linha de continuidade e descontinuidades, e que a formação docente foi governamentalizada pela ação de biopolíticas que orientaram políticas públicas específicas. No caso da ACAFE, as disparidades estão presentes no que tange ao oferecimento de disciplinas e estágios docentes, quando não ausente a formação docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar