DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL
Show full item record
Title:
|
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL |
Author:
|
BOLDA, BRUNA DOS SANTOS; BIAVATTI, VANIA TANIRA
|
Abstract:
|
A pesquisa propõe compreender a educação como uma política pública e, na perspectiva de construção da governamentalidade de Estado, inquirir as políticas nacionais de formação docente para o Ensino Superior. O objetivo, por sua vez, consiste em investigar as diferentes configurações para a formação docente adotadas nos programas stricto sensu das Universidades do Sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Na fase inicial, a pesquisa foi documental na medida em que recorreu aos documentos (MEC-CAPES) e aos sites dos Programas de Pós-Graduação investigados. No entanto, apesar de configurar-se menos como um modo de tratamento dos dados e mais como uma análise, o método de pesquisa é genealógico na medida em que constitui-se como um modo de interpretação assentado nas contribuições teóricas de Michel Foucault. Considera-se que as políticas públicas educacionais brasileiras vieram numa linha de continuidade e descontinuidades, e que a formação docente foi governamentalizada pela ação de biopolíticas que orientaram políticas públicas específicas. No caso da ACAFE, as disparidades estão presentes no que tange ao oferecimento de disciplinas e estágios docentes, quando não ausente a formação docente. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136039
|
Date:
|
2015-12-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar