Indicadores para avaliação da influência dos ambientes de empreendedorismo inovador na geração de capital social

DSpace Repository

A- A A+

Indicadores para avaliação da influência dos ambientes de empreendedorismo inovador na geração de capital social

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Silva, Deborah Bernett Leal da pt_BR
dc.date.accessioned 2015-10-13T04:09:28Z
dc.date.available 2015-10-13T04:09:28Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 334498 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135514
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho constituiu-se da concepção, elaboração e aplicação de um conjunto de indicadores para avaliação da influência dos ambientes de empreendedorismo inovador na geração de capital social. O estudo avança no pensamento de que o capital social responde, de maneira apropriada, às questões de desenvolvimento regional, originando um consenso em relação a dois grandes grupos de capital social: o grupo dos fatores tangíveis e o dos fatores intangíveis. O primeiro diz respeito ao capital financeiro e físico, e o segundo, ao capital social. Entre os fatores que definem o capital social estão as relações, a sensação de pertence, a coesão e os laços de confiança. Compreende-se ambientes de empreendedorismo inovador como o conjunto de relações que unem um sistema local de produção, um sistema de atores de representações locais empreendedoras, com base na cultura da inovação, e que geram um processo dinâmico localizado e territorial de aprendizagem coletiva e cooperação. Essas redes de cooperação fortelecem o sentimento de pertence, coesão social, e muitas vezes de confiança, consistindo em uma verdadeira engenharia social, característica da sociedade do conhecimento para enfrentar desafios de competitividade. No entanto, medir e avaliar essas variáveis não é tarefa fácil, requer instrumentos capazes de responder a questões subjetivas apoiadas em contextos distintos, problemática tratada na tese. Nesse sentido, o estudo desenvolveu indicadores capazes de medir e avaliar a influência desses ambientes na geração de capital social, como um contraponto fundamental da sociedade do conhecimento às sociedades tradicionais. Para isso, a pesquisa foi de natureza científica, modalidade exploratória, e tratou de amostras intencionais com abordagem qualitativa, representada por um estudo de caso de significância. O estudo foi estruturado em dimensões de análise, as quais se organizaram em duas fases: a primeira referiu-se à construção dos indicadores e validação dos materiais e instrumentos de coleta de dados, e a segunda, ao aprofundamento da pesquisa por meio da aplicação dos indicadores, de modo a se obter as evidências necessárias para atingir os objetivos propostos. Para a primeira fase foram escolhidos ambientes formados por componentes similares e com inter-relação em seus elementos, para a construção dos indicadores. Na segunda fase aprofundou-se a pesquisa, partindo-se para a coleta de dados secundários, num estudo de caso propício. Observou-se que o estudo teve limitações de generalidades, mas não de aprofundamento, pois refletiu um cenário de análise com resultados consistentes sobre os indicadores desenvolvidos. Para concluir, pode-se destacar os resultados do trabalho e sua relevância quanto ao principal objetivo ? desenvolver um conjunto de indicadores da influência de ambientes de empreendedorismo inovador na geração do capital social, capazes de medir e avaliar tal influência. Por fim, o estudo avançou no sentido da temática proposta e seus benefícios potenciais para o desenvolvimento regional na direção da sociedade do conhecimento.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This work consisted of the design, development and implementation of a set of indicators to assess the influence of innovative entrepreneurship environments in generating social capital. The study advances the thought that the capital responds appropriately by regional development issues, leading to a consensus on two major groups of social capital: the group of tangible and intangible factors. The first concerns the financial and physical capital, and the second, the capital social. The first concerns the financial and physical capital, and the second, the capital social.Entre the factors that define the social capital are the links between relationships, the feeling of belonging, cohesion and confidence.It is understood, innovative entrepreneurship environments the set of relations that unite a local production system, a system of actors of local entrepreneurial representations, based on a culture of innovation, and generate a dynamic located and territorial process of collective learning and cooperation. These networks of cooperation, make strong the feeling of belonging, social cohesion and often reliable, consisting of a real social engineering, characteristic of the knowledge society to face competitive challenges. However, measure and assess these variables is no easy task, requires instruments capable of meeting subjective questions supported in different contexts, problematic treated in the thesis. The study developed indicators to measure and evaluate the influence of these environments in the generation of social capital as a key counterpoint of the knowledge society to traditional societies. For this, the research was scientific, exploratory mode and tried to intentional samples with a qualitative approach, represented by a significant case study. Was structured analysis dimensions, which were organized in two phases: the first referred to the construction of indicators and validation of materials and data collection instruments and the second to further research through the application of indicators in order to obtain the evidence necessary to achieve the proposed objectives.For the first stage were chosen environments formed of similar components and their interrelationship of elements for the construction of indicators. In the second phase deepened the research linked to the collection of secondary data, a case study suitable. It was observed that the study had limitations in generalities, but not deepen because it allows an analysis scenario with consistent results on the developed indicators. To conclude, we can highlight the results of the work and its relevance as to its main objective - to develop a set of indicators of the influence of innovative entrepreneurship environment in the generation of social capital, able to measure and evaluate such influence, formulated central issue this work, confirmed by survey. Finally, the study moved towards thematic proposal and its potential benefits, with respect to its importance in regional development given population towards the knowledge society. en
dc.format.extent 309 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Capital social pt_BR
dc.title Indicadores para avaliação da influência dos ambientes de empreendedorismo inovador na geração de capital social pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santos, Neri dos pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
334498.pdf 8.252Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar