Infância e Medicalização: explorando a legislação sobre diagnóstico de transtornos psico-comportamentais.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Caponi, Sandra Noemi Cucurullo de |
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dc.contributor.author |
Chiappa, Guilherme |
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dc.date.accessioned |
2015-10-06T20:03:05Z |
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dc.date.available |
2015-10-06T20:03:05Z |
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dc.date.issued |
2015-10-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135444 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo analisar a medicalização de comportamentos indesejáveis na infância não apenas de uma perspectiva médica, mas também educacional quando ocorre na escola, e jurídica quando essas práticas resultam em leis ou projetos de leis que visam intensificar e promover esse tipo de diagnóstico. Os sinais desses comportamentos indesejados normalmente estão relacionados à dificuldades físicas e intelectuais na adaptação e aceitação do o ambiente escolar por parte dos alunos, que geralmente são classificados como desatentos e inquietos. O principal diagnóstico a ser analisado nesse trabalho é o de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As teses de Michel Foucault sobre o surgimento da medicina social enquanto um processo de disseminação e estruturação da medicina enquanto um saber científico (2012), e os dispositivos disciplinares e de segurança que atuam como mecanismos que produzem resultados práticos na sociedade (2008), ajudam a entender o processo de colonização da vida pelo campo da medicina de forma a produzir saberes que implicam no exercício do poder. Esse poder se estende a vários setores da sociedade, mas tem grande expressão tanto na escola como no poder legislativo. Foi realizada análise documental e entrevistas pré-estruturadas onde o campo foi o Colégio de Aplicação, uma instituição de ensino básico, médio e superior localizada dentro do campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Em relação à legislação, foi realizada uma análise do processo de aprovação do Projeto de Lei nº 13.725 de 2009, que resultou na Lei nº 9.018 de 2012, que institui a política municipal de prevenção e diagnóstico de distúrbios psico-mentais destinada aos escolares, na rede municipal de educação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
135 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
TDAH |
pt_BR |
dc.subject |
Diagnóstico |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação |
pt_BR |
dc.title |
Infância e Medicalização: explorando a legislação sobre diagnóstico de transtornos psico-comportamentais. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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