O processo de trabalho e criação de valor nos callcenters brasileiros
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ouriques, Nildo |
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dc.contributor.author |
Júnior, Osvaldo Vieira |
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dc.date.accessioned |
2015-09-09T13:41:04Z |
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dc.date.available |
2015-09-09T13:41:04Z |
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dc.date.issued |
2015-09-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134850 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo desvendar as relações das quais se originam o valor no setor específico em que está inserido o callcenter, em especial o seu formato ativo no Brasil. A partir da recuperação dos conceitos da economia política enunciados por Marx, evidenciar as categorias econômicas do valor, do processo de trabalho, força de trabalho, mais-valia e mais-valia extraordinária na “indústria de serviços” em contraste com as tentativas frustradas de anunciar o fim da vigência da lei do valor como o trabalho imaterial e a desmedida do valor. A força de trabalho presente no setor analisado é explorada de forma característica com o seu uso intensificado, gerando seu desgaste prematuro e remunerado abaixo do seu valor, o que se denomina como superexploração da força de trabalho. Assim, através de dados retirados diretamente do setor como a quantidade de horas-extras, o nível de demissões, faltas, intensidade do trabalho, salários praticados e tempo do ciclo de vida do operário do telemarketing se comprova a imposição que o capitalismo coloca a classe trabalhadora, ao impedir de se reproduzir em condições normais, o que em um economia capitalista mundializada só implica a sua generalização como modo de exploração do trabalhado e extração de valor excedente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
81 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Valor; Trabalho, Mais-Valia, Superexploração; Callcenter; Telemarketing. ABSTRACT |
pt_BR |
dc.title |
O processo de trabalho e criação de valor nos callcenters brasileiros |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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