O processo de trabalho e criação de valor nos callcenters brasileiros

DSpace Repository

A- A A+

O processo de trabalho e criação de valor nos callcenters brasileiros

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ouriques, Nildo
dc.contributor.author Júnior, Osvaldo Vieira
dc.date.accessioned 2015-09-09T13:41:04Z
dc.date.available 2015-09-09T13:41:04Z
dc.date.issued 2015-09-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134850
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem como objetivo desvendar as relações das quais se originam o valor no setor específico em que está inserido o callcenter, em especial o seu formato ativo no Brasil. A partir da recuperação dos conceitos da economia política enunciados por Marx, evidenciar as categorias econômicas do valor, do processo de trabalho, força de trabalho, mais-valia e mais-valia extraordinária na “indústria de serviços” em contraste com as tentativas frustradas de anunciar o fim da vigência da lei do valor como o trabalho imaterial e a desmedida do valor. A força de trabalho presente no setor analisado é explorada de forma característica com o seu uso intensificado, gerando seu desgaste prematuro e remunerado abaixo do seu valor, o que se denomina como superexploração da força de trabalho. Assim, através de dados retirados diretamente do setor como a quantidade de horas-extras, o nível de demissões, faltas, intensidade do trabalho, salários praticados e tempo do ciclo de vida do operário do telemarketing se comprova a imposição que o capitalismo coloca a classe trabalhadora, ao impedir de se reproduzir em condições normais, o que em um economia capitalista mundializada só implica a sua generalização como modo de exploração do trabalhado e extração de valor excedente. pt_BR
dc.format.extent 81 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Valor; Trabalho, Mais-Valia, Superexploração; Callcenter; Telemarketing. ABSTRACT pt_BR
dc.title O processo de trabalho e criação de valor nos callcenters brasileiros pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Monografia do Osvaldo Vieira Jr.pdf 736.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar