dc.description.abstract |
De acordo com uma folha de apresentação, o autor indica que: "Este trabalho são apenas apostilas que costumamos distribuir as aulas de Metodologia do Cálculo, ou didática da Aritmética, no Instituto de Educação do Estado da Guanabara. Com o intuito de contornar dificuldades que o serviço de memeógrafo acarreta, é que resolvemos imprimi-las até que nos seja possível apresentar , como esperamos, obra mais cuidadosa e definitiva. É possível, todavia, que os presentes resumos sirvam, mesmo assim, às normalistas e aos professores de curso primário."Ainda no texto indica que França Campos era Master of Arts, Master of Education pelo George Peabody College for teachers, Nashville, Tenn., EUA. Engenheiro Civil, Mestre em Artes, Mestre em Educação, Professor de Matemática no Colégio Bennett, Catedrático de Metodologia do Cálculo, do Instituto de Educação, Professor de Curso Primário. No texto consta: Introdução(p.3); Objetivos (p. 5); Fundamentos (p.6); Diretrizes de ensino (p. 45); Operações fundamentais com inteiros (p. 51); Propriedades das operações (p. 92); Diretrizes de ensino (p. 99); Números primos, divisibilidade, m.d.c., m.m.c (p. 105); Frações, números decimais e operações com frações (p.114); Operações com números decimais (p. 160); Problemas (p. 169; Diretrizes de ensino (P. 174); Noções de História da Matemática (p. 178). |
pt_BR |