ABOLIÇÃO DO ESCRAVISMO NO BRASIL: APRECIAÇÃO SOCIOLOGICA DAS ABORDAGAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO MEC EM VIRTUDE DA LEI 10.639/2003.

DSpace Repository

A- A A+

ABOLIÇÃO DO ESCRAVISMO NO BRASIL: APRECIAÇÃO SOCIOLOGICA DAS ABORDAGAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO MEC EM VIRTUDE DA LEI 10.639/2003.

Show full item record

Title: ABOLIÇÃO DO ESCRAVISMO NO BRASIL: APRECIAÇÃO SOCIOLOGICA DAS ABORDAGAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO MEC EM VIRTUDE DA LEI 10.639/2003.
Author: de Leão Caldart, Bruno
Abstract: Esse artigo tem como objetivo apreciar sociologicamente a temática da abolição do escravismo no Brasil em livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação, em virtude da Lei 10.639/2003. Parte-se da problematização dessa abordagem relacionando-a às contribuições das teses analíticas do sociólogo Octavio Ianni. A temática da abolição do escravismo foi analisada em dois livros didáticos e uma coleção de livros didáticos, presentes nas bibliotecas de três escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Para além da temática da pesquisa, foram contempladas as apresentações desses livros e uma sucinta exposição dos(as) seus(as) autores(as). Constatou-se que as abordagens desses livros, a respeito da temática da abolição do escravismo no Brasil, problematizam os registros oficiais que retratam o escravismo e incorporam algumas das principais críticas dirigidas à interpretação histórica que considerava o protagonismo das elites no processo político que engendra a abolição, a exemplo da relativização do papel da princesa Isabel nesse processo. Os livros didáticos consideram as estratégias das pessoas escravizadas para conseguir a liberdade, destacando as fugas e a formação de quilombos como expressão de uma ação política popular, bem como apontam para a influência do movimento abolicionista. No entanto, a crítica oriunda das teses do Ianni, referentes a articulação entre as mudanças sistema produtivo internacional e seus efeitos sobre as relações de trabalho no Brasil, não são incorporadas.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134143
Date: 2015-08-05


Files in this item

Files Size Format View
TCL - Bruno de Leão Caldart.pdf 419.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar