Title: | Identidade, Significado e Imagem do Desvio: uma (re)leitura do fenômeno das Torcidas Organizadas a partir da Criminologia Cultural |
Author: | Rosa, Mateus Vieira da |
Abstract: |
Esta pesquisa se propõe a analisar o fenômeno das torcidas organizadas no contexto social brasileiro, assim como o envolvimento de tais grupos em episódios de violência e a resposta social, das autoridades públicas de do corpo midiático a tais eventos na construção de uma política de segurança pública. Para tanto, será utilizada uma abordagem a partir do paradigma da criminologia cultural. Esta se notabiliza pela presença de relevante dimensão cultural na observação do crime e seu controle. Desenvolve-se no contexto da modernidade recente, marcada pela fragmentação social e um contínuo processo de exclusão, os quais originam um profundo sentimento de insegurança ontológica. O crime é observado em sua fenomenologia, com a compreensão das sensações e emoções que fazem a experiência criminosa tão atrativa a seus praticantes. Do mesmo modo, a criminologia cultural trabalha a categoria do edgework, como meio de transcendência, e verifica a presença de uma situação paradigmática de tédio na estrutura das sociedades contemporâneas. Essa vertente criminológica, outrossim, procura problematizar a representação do crime pela mídia, com a consequente formação de loops e espirais de significados. No que concerne especificamente às torcidas organizadas, estas se consolidam como agrupamentos de torcedores sobretudo a partir da década de 1970, nelas estão presentes um forte senso de burocratização, distribuição bem delimitada de atribuições, assunção de uma complexa simbologia e o intuito de formação de um estilo de vida próprio. Fazendo uso dos conceitos trazidos pela criminologia cultural, e tomando em conta a complexa realidade das torcidas, é possível a identificação de uma causalidade nos atos de violência a partir dois caminhos. No primeiro, a violência pode ser interpretada pelo prazer e excitação que gera nos indivíduos que a vivenciam. Nesse caso, a participação em eventos violentos se daria por uma tentativa de busca do limite e resistência a um tédio onipresente. Paralelamente, não obstante, a violência também pode ser visualizada como ato comunicativo, de modo que sua execução estaria ligada a uma imposição física e simbólica de dominação por torcedores-organizados visando um reforço da identidade coletiva. Nesse sentido, a constatação de um grande número de casos de violência envolvendo confrontos entre torcidas organizadas, e que geram acentuada quantidade de mortes, acarreta em intensa reação por parte da mídia, gerando um pânico moral, e que se perfectibiliza em um processo de marginalização do grupo desviante. Como resposta a essa ameaça à sociedade, uma política repressora é posta em prática, mas que culmina por agravar a situação, em uma espécie de espiral de amplificação do desvio. É necessário, portanto, a superação desse modelo repressivo e adoção de práticas de resolução pacífica de conflitos. This research aims to analyze the phenomenon of the “organized groups of football fans” in the Brazilian social context as well as the involvement of such groups in episodes of violence and the response from society, public authorities of the media to such events in making a public security policy. And to do so, an approach from the paradigm of cultural criminology will be used. This field is noted by the presence of a significant cultural dimension in observation of crime and its control. It is developed in the context of late modernity, marked by social fragmentation and a continuous process of exclusion, which originate a deep sense of ontological insecurity. Crime is seen in its phenomenology, with the understanding of the feelings and emotions that make criminal experience so attractive to criminals. Likewise, cultural criminology studies the edgework category as a mean of transcendence, and observes the presence of a paradigmatic situation of boredom in the structure of contemporary societies. This criminological field, furthermore, aims to discuss the representation of crime by the media, with the consequent formation of loops and spirals of meaning. Regarding the “organized groups of football fans”, these are consolidated as fans groupings since the 1970s, are present in them a strong sense of bureaucratization, well-defined distribution of duties, assumption of a complex symbology and the formation of an own lifestyle. Using some concepts brought by cultural criminology, and taking into account the complex reality of the “organized groups of football fans”, it is possible to identify a sort of causality in acts of violence from two paths. At first, the violence can be interpreted for the pleasure and excitement that it generates on the individuals who experience it. In this case, a participation in violent events would take place by the chase of limit and resistance to a ubiquitous boredom. At the same time, however, violence can also be viewed as a communicative act so that its execution would be linked to a physical and symbolic imposition of domination by “organized-fans” aimed at strengthening the collective identity. In this sense, the acknowledgement of a large number of cases of violence involving brawls between “organized groups of football fans”, that generates strong amount of deaths, brings an intense reaction from the media, creating a moral panic, and that is materialized in a process of marginalizing the deviant group. In response to this threat to society, a repressive policy is put into practice, but that ends up aggravating the situation in a deviation amplification spiral. It is therefore necessary to overcome this repressive model and adoption of practices of peaceful conflict resolution. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133933 |
Date: | 2015-07-02 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC VERSÃO FINAL - REPOSITÓRIO.pdf | 3.274Mb |
View/ |
TCC |