Curso de Pedagogia, 1913.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Andrade, Dr. Helvécio de |
|
dc.date.accessioned |
2015-07-21T22:34:06Z |
|
dc.date.available |
2015-07-21T22:34:06Z |
|
dc.date.issued |
1913 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133883 |
|
dc.description |
Curso de Pedagogia do Dr. Helvécio de Andrade, publicado pela Typographia Popular, Aracaju, Sergipe. O livro possui 122 páginas dividido em quatro partes. Uma cópia deste livro encontra-se na Biblioteca pública Epifânio Doria, localizada em ARACAJU-SE. Faltam as páginas 78 - 79 - 107. |
|
dc.description.abstract |
Este livro é publicação da Typographia Popular de Sergipe. O livro apresenta lições práticas elementares de Psicologia, Pedologia, Metodologia e Higiene Escolar, professadas na Escola Normal de Aracaju pelo Dr. Helvécio de Andrade (ex-lente de Pedagogia e lente de Sciencias Physicas e Naturaes da mesma Escola). O livro apresenta os seguintes artigos em destaque: PRIMEIRA PARTE - Lições elementares de Psychologia p. 1 – Definição, objecto e fundamento da Pedagogia; p. 4 – Objecto da Psychologia. Métodos de Estudo. Aplicações pedagogicas; p. 8 – Classificação dos factos psychologicos; p. 9 – Sensibilidade. Sentidos Corporaes; p. 14 – Os sentidos; p. 17– Sentimento psychicos; p. 20 – Intelligencia; p. 22 – Attenção; p. 24 – Percepção; p. 26 – Intuição; p. 29 – Memoria; p. 31 – Concepção. Analyse. Abstração; p. 34 – Imaginação. Classificação; p. 35 – Juizo. Raciocinio; p. 38 – Os poderes da mente, sua successão, objetos, actos e produtos; p. 39 – Actividade. Vontade; p. 41 – Principos de educação physica; p. 45 – Principios de educação intelectual; p. 48 – Principios de educação moral; SEGUNDA PARTE - Pedologia p. 51 – Definição, caracteres, objecto da Pedagogia; p. 54 – Crescimento physico hereditario; p. 58 – Methodos; p. 62 – Factores do desenvolvimento mental; p. 67 – Avaliação dos sentidos; p. 71 – Memoria; p. 74 – Affetividade; TERCEIRA PARTE - Methodologia p. 81 – Methodos em geral e em particular; p. 86 – Principios didacticos; p. 89 – Modos, formas e processos de ensino; p. 91 - Processos particulares a cada uma das materias do programma; p. 94 – Methodo especial; p. 97 - Methodo intuitivo, leitura escripta; p. 103 – Ensino da grammatica, da arithmetica e da geografia; QUARTA PARTE - Hygiene Escolar p. 106 – Definição, objecto. Saude. Saude e seus caracteres. Primeira e segunda infância; p.112 - Situação e construcção da escola; p. 114 – Ventilação, iluminação e asseio nas aulas; p. 115 – Mobilia, attitudes e posições; p. 117 – Molestias que se contrahem nas escolas; p. 119 – Molestias que se propagam na escola. |
pt_BR |
dc.publisher |
Typographia Popular |
|
dc.subject |
Escola Normal |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Psychologia |
pt_BR |
dc.subject |
Metodos |
pt_BR |
dc.title |
Curso de Pedagogia, 1913. |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar