A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pimentel, Luiz Otávio
dc.contributor.author Machado, Marina
dc.date.accessioned 2015-07-17T15:03:50Z
dc.date.available 2015-07-17T15:03:50Z
dc.date.issued 2015-06-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133769
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract Não é raro o aparecimento, tanto em âmbito judicial como em âmbito administrativo, de casos de violação do direito de Propriedade Intelectual no Design de campanhas publicitárias. Este fato evidencia a necessidade do estudo dos meios de proteção das criações e dos projetos do designer, os quais voltam-se para a esfera publicitária. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar um panorama acerca de cada um dos meios de proteção que o Direito da Propriedade Intelectual oferece ao Design, com fim de definir quais deles podem ser utilizados quando da criação de uma campanha publicitária, por meio de uma revisão doutrinária e jurisprudencial que abrange conceitos técnicos e legais de Design e Publicidade, o conceito de Design para Publicidade, as peculiaridades do Direito de Autor (abrangendo conceitos de tutela, “coincidência criativa” e a diferença entre direito patrimonial e direito extrapatrimonial), a concorrência desleal, a concorrência parasitária e os demais elementos de proteção. Por fim, apresenta-se o estudo do caso de violação dos Direitos do Autor de campanha publicitária pelas empresas Kaiser Brasil S/A e a Newcomm Comunicação Total Ltda, além de abordar-se também, por meio de exemplos, a recorrência de casos que violam o Direito do Autor no Design de Campanhas Publicitárias, e a eficácia do registro das obras em órgãos competentes. pt_BR
dc.format.extent 119f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Direito da Propriedade Intelectual, Direito do Autor, Design de campanha publicitária pt_BR
dc.title A proteção legal do design de campanhas publicitárias: um estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co da Rosa, Leilane M. Zavarizi


Files in this item

Files Size Format View
TCC_MARINA MACHADO PDF_A.pdf 2.576Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar