O uso do método Montessori na prática terapêutica fonoaudiológica: um estudo de caso

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O uso do método Montessori na prática terapêutica fonoaudiológica: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ijuim, Jaqueline Maria Oliani
dc.contributor.author de Pieri, Bianca Nunes
dc.date.accessioned 2015-06-29T15:11:08Z
dc.date.available 2015-06-29T15:11:08Z
dc.date.issued 2015-06-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133458
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: O presente trabalho apresenta um estudo de caso, direcionado a área da fonoaudiologia com o foco no desenvolvimento da leitura e da escrita com base no método Montessori. As crianças com dificuldades no processo da escrita chegam ao fonoaudiólogo, e muitas vezes o trauma com a leitura e escrita é tão grande, que o processo terapêutico não tem muitos resultados. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. Objetivo: Aprofundar o estudo sobre o método Montessori e analisar as contribuições deste para a prática terapêutica nas alterações de linguagem escrita. Metodologia: Esta pesquisa é um estudo de caso, com participação de um sujeito do sexo masculino de 10 anos e 11meses com alterações de leitura e escrita, atendido na Clínica Escola de Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho foi submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e aprovado sob o número 1.011.754. Foi utilizado o método Montessori durante o processo terapêutico a fim de evidenciar as contribuições deste para fonoaudiologia. Resultados: Foram observadas e analisadas as evoluções do paciente no desenvolvimento da autocorreção, maturidade e confiança de si mesmo, com base na estimulação das áreas sensoriais especialmente visão, tato e audição, princípios trabalhados no método Montessori para melhorar o processo de aquisição da leitura e escrita. F. apresentou um avanço muito grande e uma maior clareza quanto aos sons e os grafemas correspondentes, conseguindo produzir palavras corretamente sozinho, importante ressaltar que essas são palavras que tem inferências da forma correta, ou seja, correspondência de grafema-fonema, que é de fácil compreensão. Conclusão: O principal diferencial da terapia com a metodologia Montessoriana é a utilização de materiais que são atrativos e na maioria das vezes sensoriais para estimular a escrita por vários sentidos e ser adquiridos com maior facilidade. A pesquisa evidenciou que é importante não ultrapassar as etapas do método que possibilita o desenvolvimento do autoconhecimento e autocorreção, para que a criança adquira confiança para ultrapassar os obstáculos desenvolvendo o sentimento de orgulho pelas suas conquistas. Percebeu-se que para utilizar o método Montessori é preciso conhecê-lo, assim sua utilização perpassa por considerar o desenvolvimento maturacional da criança, que se apresenta de modo individual, além de estimulá-la com atividades diversificadas, na qual, a mesma, sinta vontade de executá-las, por meio dos estímulos do meio, tais práticas podem trazer um desenvolvimento considerável para as práticas terapêuticas fonoaudiológicas. pt_BR
dc.format.extent 80f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Método Montessori pt_BR
dc.subject Prática Terapêutica pt_BR
dc.subject Fonoaudiologia pt_BR
dc.title O uso do método Montessori na prática terapêutica fonoaudiológica: um estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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