Um modelo baseado em ontologia e extração de informação como suporte ao processo de design instrucional na geração de mídias do conhecimento

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Um modelo baseado em ontologia e extração de informação como suporte ao processo de design instrucional na geração de mídias do conhecimento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Braglia, Israel de Alcântara pt_BR
dc.date.accessioned 2015-04-29T21:00:03Z
dc.date.available 2015-04-29T21:00:03Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 333108 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132395
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação à distância (EAD) é uma realidade em expansão. Sobre esta evolução está o design instrucional permeando as equipes de produção para cursos em EAD. Nesta tese o objetivo foi propor um modelo baseado em ontologia e extração da informação como suporte ao processo de design instrucional na geração de mídias do conhecimento. Sendo assim, esta tese propõe um modelo que tivesse como suporte ontologias de domínio para a EAD - pois todo material instrucional de um curso de EAD nasce de um texto bruto (corpus). Com a intuição de auxiliar a fase de implementação do designer instrucional sob a leitura deste texto bruto, foi criado um modelo de representação baseado em ontologia para que o mesmo possa projetar ao designer instrucional as categorias básicas sobre o texto. Para isso, ao trabalhar o texto bruto, o designer instrucional pode se atribuir de uma ferramenta de extração de informação e, por consequência, agilizar seus insumos de trabalho. É importante destacar que o modelo aqui proposto se expande e funciona em sua totalidade através da integração com outras ontologias para realizar uma representação gráfica do corpus: que expõe conexões existentes entre os termos e como eles podem ainda, em uma visão geral, se inter-relacionar com outros termos do texto. Esta representação gráfica é um mapa conceitual gerado a partir das regras da ontologia que contemplam o modelo. A mídia do conhecimento no modelo são os mapas conceituais gerados. Para exemplifica-lo, três disciplinas do curso Letras/LIBRAS da UFSC foram selecionadas. Os textos brutos destas disciplinas foram marcados de acordo com as regras estipuladas. Sobre estes termos marcados, a ontologia criada foi aplicada e sobre ela, outras ontologias de domínio alimentaram os termos para conceituação e explicação dos mesmos. Com o modelo aplicado, através de verificação com especialistas entende-se que o mesmo é tido como válido e que apresenta possibilidades positivas ao fluxo de design instrucional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The distance learning (ODL) is an expanding reality. About this evolution, appears the instructional design permeating the production teams for courses in distance education. In this thesis the aim was to propose a model based on ontology and extraction of information to support the process of instructional design in the generation of knowledge media. Therefore, we sought to create a model that would have as support domain ontologies for EAD - because all instructional material an ODL course stems from a raw text (corpus). With the intention to assist the implementation phase of the instructional designer in reading this raw text, a representation system of the content was created to project for the instructional designer the basic categories on the text. For this to happen, while the plain text is worked, the instructional designer can use an extraction tool information and, consequently, expedite his work. Importantly, the model proposed here expands and works in his totality with other ontologies and it can take others to realize a graphical representation of the corpus: it exposes existing connections between terms and how they can still, in an overview, interrelate itself with other terms of the text. This graphical representation is a conceptual map generated from the rules of the ontology that include the model. To exemplify it, three courses subjects Lestras/LIBRAS - UFSC were selected. The raw texts of these disciplines were scored according to the stipulated rules. Marked on these terms, the ontology was created and applied on it, other domain ontologies fed to the conceptualization terms and explanation thereof. With the model applied by the experts verification, it is understood that the same is considered valid and presents positive possibilities to the flow of instructional design. en
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ontologias (Sistema de recuperação da informação) pt_BR
dc.subject.classification Mineração de dados (Computação) pt_BR
dc.subject.classification Mídia digital pt_BR
dc.title Um modelo baseado em ontologia e extração de informação como suporte ao processo de design instrucional na geração de mídias do conhecimento pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Gonçalves, Alexandre Leopoldo pt_BR


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