ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DSpace Repository

A- A A+

ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Show simple item record

dc.contributor.author Sarmento, Dirléia Fanfa
dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antônio
dc.contributor.author Menegat, Jardelino
dc.contributor.author Meirelles, Mauro
dc.date.accessioned 2015-04-13T13:37:49Z
dc.date.available 2015-04-13T13:37:49Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132022
dc.description.abstract Este texto focaliza a inserção social de uma Instituição de Ensino Superior (IES),articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, na formação continuada dos profissionais que atuam numa rede pública de ensino. As reflexões são oriundas de uma pesquisa ação-colaborativa cujas questões norteadoras foram: Quais as contribuições da inserção social de uma IES para a qualificação da formação continuada dos profissionais da educação e para a formação desenvolvida pelo PPG em Educação dessa IES? Quais pressupostos necessitam ser considerados para fundamentar esse tipo de ação-reflexão com vistas à qualificação da formação continuada? Quais os ganhos possíveis, em termos de aprendizagem e de conhecimento, dos participantes de uma pesquisa-ação colaborativa?Os achados, decorrentes da análise do conteúdo de documentos, dos registros de observações, de encontros formativos no Diário de Campo e das entrevistas,enfatizam as contribuições da pesquisa-ação colaborativa como postura que alimenta o compromisso político, o pensamento crítico e as relações cooperativas para a constituição de comunidades de aprendizagem. Sinaliza, também, que os impactos derivados da pesquisa-ação não são imediatos, mas expectáveis com o decorrer do tempo - típico de grupos que partilham e constroem cumplicidades científicas, epistemológicas e pedagógicas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Inserção Social. Formação de professores. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa-ação colaborativa. pt_BR
dc.title ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-328.pdf 346.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar