ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Show simple item record
dc.contributor.author |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antônio |
|
dc.contributor.author |
Menegat, Jardelino |
|
dc.contributor.author |
Meirelles, Mauro |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T13:37:49Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T13:37:49Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132022 |
|
dc.description.abstract |
Este texto focaliza a inserção social de uma Instituição de Ensino Superior (IES),articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, na formação continuada dos profissionais que atuam numa rede pública de ensino. As reflexões são oriundas de uma pesquisa ação-colaborativa cujas questões norteadoras foram: Quais as contribuições da inserção social de uma IES para a qualificação da formação continuada dos profissionais da educação e para a formação desenvolvida pelo PPG em Educação dessa IES? Quais pressupostos necessitam ser considerados para fundamentar esse tipo de ação-reflexão com vistas à qualificação da formação continuada? Quais os ganhos possíveis, em termos de aprendizagem e de conhecimento, dos participantes de uma pesquisa-ação colaborativa?Os achados, decorrentes da análise do conteúdo de documentos, dos registros de observações, de encontros formativos no Diário de Campo e das entrevistas,enfatizam as contribuições da pesquisa-ação colaborativa como postura que alimenta o compromisso político, o pensamento crítico e as relações cooperativas para a constituição de comunidades de aprendizagem. Sinaliza, também, que os impactos derivados da pesquisa-ação não são imediatos, mas expectáveis com o decorrer do tempo - típico de grupos que partilham e constroem cumplicidades científicas, epistemológicas e pedagógicas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Inserção Social. Formação de professores. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa-ação colaborativa. |
pt_BR |
dc.title |
ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar