ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DSpace Repository

A- A A+

ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Show full item record

Title: ENSINO SUPERIOR E INSERÇÃO SOCIAL: IMPACTOS E PERSPECTIVAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Author: Sarmento, Dirléia Fanfa; Casagrande, Cledes Antônio; Menegat, Jardelino; Meirelles, Mauro
Abstract: Este texto focaliza a inserção social de uma Instituição de Ensino Superior (IES),articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, na formação continuada dos profissionais que atuam numa rede pública de ensino. As reflexões são oriundas de uma pesquisa ação-colaborativa cujas questões norteadoras foram: Quais as contribuições da inserção social de uma IES para a qualificação da formação continuada dos profissionais da educação e para a formação desenvolvida pelo PPG em Educação dessa IES? Quais pressupostos necessitam ser considerados para fundamentar esse tipo de ação-reflexão com vistas à qualificação da formação continuada? Quais os ganhos possíveis, em termos de aprendizagem e de conhecimento, dos participantes de uma pesquisa-ação colaborativa?Os achados, decorrentes da análise do conteúdo de documentos, dos registros de observações, de encontros formativos no Diário de Campo e das entrevistas,enfatizam as contribuições da pesquisa-ação colaborativa como postura que alimenta o compromisso político, o pensamento crítico e as relações cooperativas para a constituição de comunidades de aprendizagem. Sinaliza, também, que os impactos derivados da pesquisa-ação não são imediatos, mas expectáveis com o decorrer do tempo - típico de grupos que partilham e constroem cumplicidades científicas, epistemológicas e pedagógicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132022
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-328.pdf 346.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar