ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO DE MOBILIDADE ECONÔMICA? LIÇOES DA EXPERIÊNCIA DE ALTERNATIVAS DE ACESSO DA UNB

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ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO DE MOBILIDADE ECONÔMICA? LIÇOES DA EXPERIÊNCIA DE ALTERNATIVAS DE ACESSO DA UNB

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dc.contributor.author Costa, Cláudia Rosana de Araújo
dc.contributor.author Nogueira, Jorge Madeira
dc.date.accessioned 2015-04-10T12:18:30Z
dc.date.available 2015-04-10T12:18:30Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131893
dc.description.abstract Este trabalho se dedicou a analisar se as características de origem dos candidatos ao Ensino Superior impactam a sua aprovação e opção por um determinado curso, repercutindo sobre seus ganhos futuros e consequentemente sobre a mobilidade ocupacional e distributiva do sistema econômico. Realizou-se, para tanto, uma análise do perfil socioeconômico dos estudantes aprovados na Universidade de Brasília, entre 2009 e 2013 em duas formas de ingresso: O Vestibular (Sistema Universal e Políticas de Cotas para Negros e para Estudantes de Escolas Públicas) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os resultados contradizem a Teoria do Capital Humano e reforçam as Teorias Estruturalistas, na medida em que, demonstram que existem barreiras à mobilidade econômica decorrentes de variáveis relacionadas à origem de cada indivíduo. Concluiu-se, assim, que o Ensino Superior Brasileiro tem sido um instrumento de confirmação das origens dos estudantes e, nesse contexto, a intervenção estatal, especialmente, por meio de legislações, tem um papel importante na correção das distorções na oferta desse bem, modificando os níveis de regressividade na alocação dos recursos públicos e melhorando a distribuição da renda. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Ensino Superior; Origem Socioeconômica; Políticas Públicas; Distribuição de Renda; e Mobilidade Econômica. pt_BR
dc.title ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO DE MOBILIDADE ECONÔMICA? LIÇOES DA EXPERIÊNCIA DE ALTERNATIVAS DE ACESSO DA UNB pt_BR
dc.type Article pt_BR


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