ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO DE MOBILIDADE ECONÔMICA? LIÇOES DA EXPERIÊNCIA DE ALTERNATIVAS DE ACESSO DA UNB
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Title:
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ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO DE MOBILIDADE ECONÔMICA? LIÇOES DA EXPERIÊNCIA DE ALTERNATIVAS DE ACESSO DA UNB |
Author:
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Costa, Cláudia Rosana de Araújo; Nogueira, Jorge Madeira
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Abstract:
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Este trabalho se dedicou a analisar se as características de origem dos candidatos ao Ensino Superior impactam a sua aprovação e opção por um determinado curso, repercutindo sobre seus ganhos futuros e consequentemente sobre a mobilidade ocupacional e distributiva do sistema econômico. Realizou-se, para tanto, uma análise do perfil socioeconômico dos estudantes aprovados na Universidade de Brasília, entre 2009 e 2013 em duas formas de ingresso: O Vestibular (Sistema Universal e Políticas de Cotas para Negros e para Estudantes de Escolas Públicas) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os resultados contradizem a Teoria do Capital Humano e reforçam as Teorias Estruturalistas, na medida em que, demonstram que existem barreiras à mobilidade econômica decorrentes de variáveis relacionadas à origem de cada indivíduo. Concluiu-se, assim, que o Ensino Superior Brasileiro tem sido um instrumento de confirmação das origens dos estudantes e, nesse contexto, a intervenção estatal, especialmente, por meio de legislações, tem um papel importante na correção das distorções na oferta desse bem, modificando os níveis de regressividade na alocação dos recursos públicos e melhorando a distribuição da renda. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131893
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Date:
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2014-12-05 |
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