A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

Show simple item record

dc.contributor.author Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
dc.contributor.author Mendonça, José Ricardo Costa de
dc.contributor.author Muylder, Cristiana Fernandes de
dc.date.accessioned 2015-04-06T14:38:41Z
dc.date.available 2015-04-06T14:38:41Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131702
dc.description.abstract Um novo panorama educacional caracterizado por emergente paradigma de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) provoca transformações nos costumes da sociedade, reestruturando aspectos metodológicos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. O uso das TICs viabiliza inúmeras novas atividades na educação, e verifica-se, impacto não somente nas instituições de ensino superior, como também no trabalho do professor. O novo cenário de ensino-aprendizagem envolve, sobretudo, mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmica sólido, experiência profissional e competência pedagógica. Este ensaio discute possíveis relações entre avanços e democratização das tecnologias (nos últimos 20 anos) e alteração do perfil e competências dos professores de ensino superior no Brasil. A partir desta discussão foi possível compreender que os professores devem ser capazes de reconhecer as limitações e o potencial das tecnologias com fins pedagógicos, bem como as melhores técnicas de mediação do conhecimento por meio das TICs, reformulando práticas pedagógicas de modo a possibilitar a criação de novas experiências didáticas. Logo, isto instiga desenvolvimento de novas competências profissionais dada a complexidade do perfil do professor contemporâneo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Ensino superior, desenvolvimento de competências, democratização da tecnologia, tecnologia de informação e comunicação, educação a distância. pt_BR
dc.title A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-140.pdf 399.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar