A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

Show full item record

Title: A RELAÇÃO ENTRE AVANÇOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR
Author: Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo; Mendonça, José Ricardo Costa de; Muylder, Cristiana Fernandes de
Abstract: Um novo panorama educacional caracterizado por emergente paradigma de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) provoca transformações nos costumes da sociedade, reestruturando aspectos metodológicos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. O uso das TICs viabiliza inúmeras novas atividades na educação, e verifica-se, impacto não somente nas instituições de ensino superior, como também no trabalho do professor. O novo cenário de ensino-aprendizagem envolve, sobretudo, mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmica sólido, experiência profissional e competência pedagógica. Este ensaio discute possíveis relações entre avanços e democratização das tecnologias (nos últimos 20 anos) e alteração do perfil e competências dos professores de ensino superior no Brasil. A partir desta discussão foi possível compreender que os professores devem ser capazes de reconhecer as limitações e o potencial das tecnologias com fins pedagógicos, bem como as melhores técnicas de mediação do conhecimento por meio das TICs, reformulando práticas pedagógicas de modo a possibilitar a criação de novas experiências didáticas. Logo, isto instiga desenvolvimento de novas competências profissionais dada a complexidade do perfil do professor contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131702
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-140.pdf 399.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar