INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO

DSpace Repository

A- A A+

INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO

Show simple item record

dc.contributor.author Hornink, Erica Nicacio
dc.contributor.author Hornink, Gabriel Gerber
dc.contributor.author Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
dc.date.accessioned 2015-04-06T13:55:34Z
dc.date.available 2015-04-06T13:55:34Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131692
dc.description.abstract O ensino superior no Brasil tem crescido nos últimos anos, com abertura de novas universidades e expansão das existentes, sendo necessário compreender como este processo está ocorrendo, principalmente com foco no marketing. Para compreender parte deste processo, realizou-se um estudo de caso em uma universidade federal a fim de investigar se estão sendo utilizadas ferramentas de marketing na elaboração e abertura de novos cursos, visto que a universidade estudada é centenária e que dobrou a quantidade de cursos de 2009 a 2013. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos implantados, nas entrevistas dos professores que participaram efetivamente da elaboração dos Projetos e das pró-reitoras de graduação do período analisado. Encontraram-se poucos indícios da utilização direta das ferramentas de Marketing nos Projetos e entrevistas, sendo que provavelmente as ferramentas não devem ter sido utilizadas com todo seu potencial, sendo utilizadas de maneira inconsciente, sem o real reconhecimento de sua utilização. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Ferramentas de marketing. Novos cursos. Instituições de Ensino Superior. pt_BR
dc.title INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-129.pdf 271.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar