INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO

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INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO

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Título: INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING NA ABERTURA DE NOVOS CURSOS EM UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Hornink, Erica Nicacio; Hornink, Gabriel Gerber; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
Resumo: O ensino superior no Brasil tem crescido nos últimos anos, com abertura de novas universidades e expansão das existentes, sendo necessário compreender como este processo está ocorrendo, principalmente com foco no marketing. Para compreender parte deste processo, realizou-se um estudo de caso em uma universidade federal a fim de investigar se estão sendo utilizadas ferramentas de marketing na elaboração e abertura de novos cursos, visto que a universidade estudada é centenária e que dobrou a quantidade de cursos de 2009 a 2013. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos implantados, nas entrevistas dos professores que participaram efetivamente da elaboração dos Projetos e das pró-reitoras de graduação do período analisado. Encontraram-se poucos indícios da utilização direta das ferramentas de Marketing nos Projetos e entrevistas, sendo que provavelmente as ferramentas não devem ter sido utilizadas com todo seu potencial, sendo utilizadas de maneira inconsciente, sem o real reconhecimento de sua utilização.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131692
Data: 2014-12-05


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