A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

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A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

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dc.contributor.author Ávila, Lucas Veiga
dc.contributor.author Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.author Correa, Angela Cristina
dc.contributor.author Júnior, Vitor Francisco Schuch
dc.contributor.author Beuron, Thiago Antônio
dc.contributor.author Ende, Marta Von
dc.date.accessioned 2015-04-06T12:11:05Z
dc.date.available 2015-04-06T12:11:05Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131658
dc.description.abstract O estudo tem como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão, associando com as diretrizes do Plano Nacional de Educação. O estudo qualitativo e quantitativo analisou 28 PDI de IFES, por meio de uma pesquisa documental. Foram utilizadas a técnica de análise de conteúdo e estatística descritiva simples. Verificou-se que expressivo número de IFES, não segue a legislação e recomendações dos órgãos de controle e que a sustentabilidade é incipiente no PDI; 50% dos PDIs não possuem explicitadas a Missão e Visão, bem como um expressivo número não está atualizado; os resultados indicam que a maioria das IFES estudadas possui mais explicitada a dimensão social; verificou-se que no Plano Nacional da Educação (PNE), diretrizes para a promoção da sustentabilidade socioambiental, reforçando as iniciativas do Governo Brasileiro na ampliação e fomento de ações educacionais voltadas à sustentabilidade. Com este estudo, pode-se verificar a importância de perceber tais relações no contexto estratégico das IFES reconhecendo este como um caminho apontado na literatura que reforça o papel destas instituições na promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade, bem como o PDI representa o veículo legítimo para as instituições explicitarem o seu comprometimento com a sociedade na promoção da sustentabilidade em suas múltiplas dimensões. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


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