A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
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dc.contributor.author |
Ávila, Lucas Veiga |
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dc.contributor.author |
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama |
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dc.contributor.author |
Correa, Angela Cristina |
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dc.contributor.author |
Júnior, Vitor Francisco Schuch |
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dc.contributor.author |
Beuron, Thiago Antônio |
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dc.contributor.author |
Ende, Marta Von |
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dc.date.accessioned |
2015-04-06T12:11:05Z |
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dc.date.available |
2015-04-06T12:11:05Z |
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dc.date.issued |
2014-12-05 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131658 |
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dc.description.abstract |
O estudo tem como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão, associando com as diretrizes do Plano Nacional de Educação. O estudo qualitativo e quantitativo analisou 28 PDI de IFES, por meio de uma pesquisa documental. Foram utilizadas a técnica de análise de conteúdo e estatística descritiva simples. Verificou-se que expressivo número de IFES, não segue a legislação e recomendações dos órgãos de controle e que a sustentabilidade é incipiente no PDI; 50% dos PDIs não possuem explicitadas a Missão e Visão, bem como um expressivo número não está atualizado; os resultados indicam que a maioria das IFES estudadas possui mais explicitada a dimensão social; verificou-se que no Plano Nacional da Educação (PNE), diretrizes para a promoção da sustentabilidade socioambiental, reforçando as iniciativas do Governo Brasileiro na ampliação e fomento de ações educacionais voltadas à sustentabilidade. Com este estudo, pode-se verificar a importância de perceber tais relações no contexto estratégico das IFES reconhecendo este como um caminho apontado na literatura que reforça o papel destas instituições na promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade, bem como o PDI representa o veículo legítimo para as instituições explicitarem o seu comprometimento com a sociedade na promoção da sustentabilidade em suas múltiplas dimensões. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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