A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Show full item record
Title:
|
A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EXPLICITADA EM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR |
Author:
|
Ávila, Lucas Veiga; Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama; Correa, Angela Cristina; Júnior, Vitor Francisco Schuch; Beuron, Thiago Antônio; Ende, Marta Von
|
Abstract:
|
O estudo tem como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão, associando com as diretrizes do Plano Nacional de Educação. O estudo qualitativo e quantitativo analisou 28 PDI de IFES, por meio de uma pesquisa documental. Foram utilizadas a técnica de análise de conteúdo e estatística descritiva simples. Verificou-se que expressivo número de IFES, não segue a legislação e recomendações dos órgãos de controle e que a sustentabilidade é incipiente no PDI; 50% dos PDIs não possuem explicitadas a Missão e Visão, bem como um expressivo número não está atualizado; os resultados indicam que a maioria das IFES estudadas possui mais explicitada a dimensão social; verificou-se que no Plano Nacional da Educação (PNE), diretrizes para a promoção da sustentabilidade socioambiental, reforçando as iniciativas do Governo Brasileiro na ampliação e fomento de ações educacionais voltadas à sustentabilidade. Com este estudo, pode-se verificar a importância de perceber tais relações no contexto estratégico das IFES reconhecendo este como um caminho apontado na literatura que reforça o papel destas instituições na promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade, bem como o PDI representa o veículo legítimo para as instituições explicitarem o seu comprometimento com a sociedade na promoção da sustentabilidade em suas múltiplas dimensões. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131658
|
Date:
|
2014-12-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar