PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

DSpace Repository

A- A A+

PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Show full item record

Title: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Author: Souza, Taciana Rodrigues de; Brighenti, Josiane; Biavatti, Vania Tanira
Abstract: O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-95.pdf 431.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar