Abstract:
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Este estudo tem como objetivo geral sugerir ações estratégicas que, se implementadas, podem fazer com que o evento Oktoberfest atinja, novamente, o público de um milhão de pessoas em uma edição até o ano de 2012. Para chegar a tais ações foi elaborado um plano estratégico de marketing. Primeiramente embasou-se teoricamente assuntos referentes à marketing, estratégia, marketing em eventos e plano de marketing, apresentando, neste Ultimo item, as diferentes estruturas de acordo com cada autor e as etapas que o compõe. Quanto à metodologia, o estudo pode ser considerado uma pesquisa descritiva, conclusiva, com análise de variáveis qualitativas, ex-post facto e de campo. Para a obtenção das informações necessárias, utilizou-se pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. As informações e dados coletados permitiram a análise do evento Oktoberfest, primeiramente com uma análise interna, estudando o mix de marketing do evento e, posteriormente, uma análise do ambiente externo, na qual foram analisados fatores do macro ambiente e do mercado onde o evento está inserido, Á partir de tal análise foram apontadas algumas ações estratégicas para o evento referentes h. adequação de preço e preços promocionais, novas formas de divulgação, estreitamento de relação com o público blumenauense, entre outras. |