CURSOS NOTURNOS E A POLÍTICA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE SAÚDE
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dc.contributor.author |
Maranhão, Jucilene Dias |
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dc.contributor.author |
Paiva, Gabriela Rodrigues de |
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dc.contributor.author |
Veras, Renata Meira |
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dc.date.accessioned |
2015-04-02T14:43:29Z |
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dc.date.available |
2015-04-02T14:43:29Z |
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dc.date.issued |
2014-12-05 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131466 |
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dc.description.abstract |
A ampliação do acesso ao ensino superior público por meio da política de expansão e reestruturação das universidades federais se deu a partir de 2007, com a criação do REUNI, e procurou atender, especialmente, os cursos noturnos. Após a adesão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a esta política, algumas mudanças ocorreram, sobretudo na estrutura física da instituição e no perfil socioeconômico do estudante. O presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil dos estudantes dos cursos noturnos de saúde, criados no âmbito do REUNI, e suas percepções sobre as implicações da estrutura física da UFBA para a formação acadêmica. Utilizou-se como metodologia questionário socioeconômico e entrevistas semiestruturadas aos estudantes dos cursos noturnos de saúde, cujos dados foram analisados de forma qualitativa e apresentados a partir de tópicos e categorias de análise. Sua discussão se fez à luz dos autores que analisam as políticas públicas de educação para o ensino superior, chegando-se à conclusão que a UFBA teve enormes avanços do ponto de vista da inclusão social e da implantação de cursos com nova modalidade curricular, com regime de ciclo, flexível e interdisciplinar, mas que ainda precisa avançar em relação a espaços físicos como a biblioteca e o Restaurante Universitário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Pública; Cursos Noturnos; Estrutura física; Percepção estudantil. |
pt_BR |
dc.title |
CURSOS NOTURNOS E A POLÍTICA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE SAÚDE |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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