CURSOS NOTURNOS E A POLÍTICA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE SAÚDE

DSpace Repository

A- A A+

CURSOS NOTURNOS E A POLÍTICA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE SAÚDE

Show full item record

Title: CURSOS NOTURNOS E A POLÍTICA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE SAÚDE
Author: Maranhão, Jucilene Dias; Paiva, Gabriela Rodrigues de; Veras, Renata Meira
Abstract: A ampliação do acesso ao ensino superior público por meio da política de expansão e reestruturação das universidades federais se deu a partir de 2007, com a criação do REUNI, e procurou atender, especialmente, os cursos noturnos. Após a adesão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a esta política, algumas mudanças ocorreram, sobretudo na estrutura física da instituição e no perfil socioeconômico do estudante. O presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil dos estudantes dos cursos noturnos de saúde, criados no âmbito do REUNI, e suas percepções sobre as implicações da estrutura física da UFBA para a formação acadêmica. Utilizou-se como metodologia questionário socioeconômico e entrevistas semiestruturadas aos estudantes dos cursos noturnos de saúde, cujos dados foram analisados de forma qualitativa e apresentados a partir de tópicos e categorias de análise. Sua discussão se fez à luz dos autores que analisam as políticas públicas de educação para o ensino superior, chegando-se à conclusão que a UFBA teve enormes avanços do ponto de vista da inclusão social e da implantação de cursos com nova modalidade curricular, com regime de ciclo, flexível e interdisciplinar, mas que ainda precisa avançar em relação a espaços físicos como a biblioteca e o Restaurante Universitário.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131466
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-84.pdf 443.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar