METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

DSpace Repository

A- A A+

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Show full item record

Title: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Author: Brighenti, Josiane; Souza, Taciana Rodrigues de
Abstract: O objetivo do estudo consiste em verificar quais os métodos de ensino se mostram mais eficazes em relação à aprendizagem, na percepção dos alunos e, destes, quais têm sido mais utilizados pelos professores. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto ao objetivo, de levantamento em relação aos procedimentos e quantitativa quanto a abordagem. A amostra do estudo compreendeu 95 alunos e 17 professores do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior em Santa Catarina. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que não houve convergência do que os alunos consideram como metodologia mais eficaz para seu aprendizado, com o que na percepção deles os professores têm mais utilizado para o ensino. Portanto, há uma indicação da necessidade de rever se as práticas de ensino adotadas pelos professores estão atendendo as expectativas de aprendizagem dos alunos. Se verificada a formação docente, pressupõem-se que os professores possuem conhecimentos das metodologias que são necessárias ao ensino, porém, verifica-se a necessidade de atentarem-se ao que os alunos consideram eficaz para seu aprendizado, para assim, melhorar a relação entre ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131458
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-76.pdf 611.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar